Comissão Europeia assegura 60 milhões de doses para UE de oitava potencial vacina

12 de Janeiro 2021

 A Comissão Europeia concluiu esta terça-feira conversações com a farmacêutica Valneva para aquisição da sua potencial vacina contra a Covid-19, num total de 60 milhões de doses para disponibilizar à União Europeia (UE), sendo este o oitavo fármaco garantido.

Em comunicado, o executivo comunitário refere que “concluiu hoje conversações exploratórias com a empresa farmacêutica Valneva com vista à aquisição da sua potencial vacina contra a covid-19”, precisando que “o contrato previsto com a Valneva dará a todos os Estados-membros da UE a possibilidade de adquirirem, em conjunto, 30 milhões de doses, com uma opção de 30 milhões de doses suplementares”.

As negociações hoje terminadas permitem que a UE disponha, agora, de uma carteira de oito potenciais vacinas contra a Covid-19, nomeadamente a da BioNtech e Pfizer, já aprovada e a ser utilizada na UE desde final de dezembro passado.

Acresce a vacina da Moderna, aprovada no início de janeiro e que chegará aos países europeus ainda esta semana.

Hoje, a Agência Europeia de Medicamentos recebeu pedido para aprovação da vacina da farmacêutica AstraZeneca com a universidade de Oxford, devendo dar ‘luz verde’ a este fármaco até final do mês.

A estas três vacinas, acrescem outras já garantidas pela Comissão Europeia, como as da Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica NV e CureVac, para as quais já foram formalizados contratos de aquisição, e outra da Novavax, para a qual foram concluídas conversações exploratórias.

“Esta carteira de vacinas diversificada fará com que a Europa esteja bem preparada para a vacinação, uma vez comprovada a segurança e a eficácia das vacinas, como já acontece com as da BioNTech/Pfizer e da Moderna, recentemente autorizadas na UE”, observa o executivo comunitário na nota de imprensa hoje divulgada.

A Valneva é uma empresa biotecnológica europeia que desenvolveu uma vacina de vírus inativado contra a Covid-19, assente numa tecnologia vacinal tradicional, utilizada há mais de 60 anos, com métodos estabelecidos e um elevado nível de segurança.

A Comissão Europeia adianta que decidiu apoiar esta vacina, com o apoio dos Estados-membros, “com base numa avaliação científica sólida, na tecnologia utilizada, na experiência da empresa em matéria de desenvolvimento de vacinas e na sua capacidade de produção para abastecer toda a UE”.

Citada pelo comunicado, a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, declara que “o passo dado hoje no sentido de alcançar um acordo com a Valneva vem complementar a carteira de vacinas da UE e demonstra o empenho da Comissão em encontrar uma solução duradoura para a pandemia”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,9 milhões de mortos num total de mais de 90 milhões de casos em todo o mundo.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights