Hospital de Évora apela a enfermeiros para reforço “urgente” das equipas

21 de Janeiro 2021

O Hospital de Évora revelou esta quinta-feira que necessita “urgentemente” de mais enfermeiros para doentes com Covid-19, nesta unidade e na estrutura municipal de apoio que foi criada, e apelou a todos os profissionais disponíveis para reforçar turnos.

“O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) apela à colaboração de todos os enfermeiros que a nós se queiram juntar para realizar turnos na Estrutura Municipal de Apoio para doentes Covid-19 (EMAH)”, pode ler-se num comunicado da unidade hospitalar enviado à agência Lusa.

Segundo a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes, este reforço é preciso para dar resposta aos utentes com a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

“Necessitamos urgentemente de mais enfermeiros para reforçar as equipas já existentes no hospital e também na EMAH, para doentes com Covid-19”, alertou a responsável, citada no comunicado, acrescentando que “só o esforço conjugado de todos tornará possível ultrapassar esta adversidade e amenizar o sofrimento de quem precisa nestes tempos tão dramáticos”.

Maria Filomena Mendes explicou que se está “a atravessar a pior fase da pandemia no país e de que há memória no hospital”, o qual, “com o aumento do número de novos casos”, está neste momento sob uma “pressão enorme”.

“A cada hora chegam mais doentes a precisar de cuidados hospitalares”, destacou, reforçando: “Para que seja possível continuar a dar resposta, precisamos de todos, porque os nossos doentes precisam de nós”.

O HESE indicou que tem hoje “mais de 100 doentes internados nos diferentes espaços” dedicados à Covid-19.

A atual Estrutura Municipal de Apoio ao HESE, criada na zona industrial da cidade, em parceria com a câmara, entrou em funcionamento no passado dia 07, com 14 camas, as quais podem ser expandidas “até às 40”.

“Tendo em conta o atual contexto, torna-se necessário poder dispor do maior número possível de camas de internamento” e “torna-se urgente um reforço de enfermeiros”, frisou o HESE.

No comunicado, o conselho de administração apela “à compreensão, disponibilidade e ajuda de todos”.

Além disso, agradece “o empenho e a dedicação demonstrados” pelos seus enfermeiros e por todos os que se juntem a esta equipa, em resposta ao apelo feito hoje.

Os turnos realizam-se entre as 07:00 e as 15:00, entre as 15:00 e as 23:00, e entre as 23:00 e as 07:00, em regime de prestação de serviço.

Os interessados deverão enviar um e-mail para o endereço eletrónico geral@hevora.min-saude.pt, indicando a sua disponibilidade e o respetivo contacto.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, de quarta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights