Instituto Português do Sangue disponibiliza produto com anticorpos a vários hospitais

22 de Janeiro 2021

O Instituto Português do Sangue revelou esta sexta-feira que tem estado a disponibilizar, em conjunto com o Infarmed, imunoglobulina humana normal (anticorpos) de origem nacional a hospitais de Lisboa, Porto, Alto Minho e Alentejo com "necessidades emergentes".

Numa resposta à Lusa a propósito do alerta lançado pelo Infarmed, que apelou à “utilização criteriosa” dos medicamentos derivados do plasma, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) diz que tem estado desde a semana passada a disponibilizar esta imunoglobulina aos serviços dos hospitais de S. João (Porto), Centro Hospitalar Lisboa Central (S.José e Estefânia), à Unidade Local de Saúde do Alto Minho e aos hospitais Espírito Santo de Évora e Nossa Sra. de Oliveira (Guimarães).

Na quinta-feira, o Infarmed alertou as autoridades hospitalares para a necessidade da “utilização criteriosa” dos medicamentos derivados do plasma, lembrando que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma humano a nível global.

Informa igualmente que “tem vindo a trabalhar com as demais autoridades do medicamento da União Europeia e com os titulares de autorização de introdução no mercado (AIM) no sentido de rever as condições de comercialização dos medicamentos contendo Imunoglobulina Humana Normal e, dessa forma, assegurar a sua disponibilidade no mercado nacional”.

A Imunoglobulina Humana Normal (IgHN) é um medicamento hemoderivado sujeito a receita médica, que contém imunoglobulina G (IgG) com pureza mínima de 95% e um amplo espetro de anticorpos presentes na população normal.

Numa nota emitida em outubro a propósito das orientações da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT), o Infarmed recordava que se trata de “um produto escasso, proveniente de dádivas de sangue ou plasma humano e com custo elevado” e que a utilização a nível nacional estava a “aumentar de forma significativa”.

As recomendações da CNFT indicam que doses adequadas de IgHn “podem restaurar níveis anormalmente baixos de imunoglobulina G para valores normais”.

A IgHN tem as indicações previstas para dois grupos de situações clínicas: a terapêutica de substituição em adultos e crianças (casos, por exemplo de síndromas de imunodeficiência primária, imunodeficiência comum variável, mieloma ou leucemia linfocítica crónica, SIDA congénita e infeções recorrentes) e imunomodulação (síndroma de Guillain – Barre, doença de Kawasaki e neuropatia motora multifocal, por exemplo).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Três urgências fechadas no 25 de Abril e seis no fim de semana

Três urgências vão estar fechadas no feriado do 25 de Abril, número que sobe para seis no sábado e no domingo, a maioria de obstetrícia e ginecologia, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights