Governo espanhol decide prolongar quarentena a passageiros de 12 países entre os quais Moçambique

3 de Março 2021

Espanha decidiu prolongar o período de quarentena para passageiros chegados do Brasil e da África do Sul e alargou esta medida a outros dez países, incluindo Moçambique, a fim de evitar a propagação de novas variantes da Covid-19.

De acordo com a resolução do Ministério da Saúde publicada esta quarta-feira no Boletim Oficial do Estado (correspondente ao Diário da República em Portugal), a medida vai entrar em vigor às 00:00 de 08 de março por um período de 14 dias.

O período de quarentena é alargado a pessoas chegadas das repúblicas do Botswana, União das Comores, Gana, Quénia, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué, Peru e Colômbia.

A quarentena será obrigatória para todos os viajantes que chegam destes países, com ou sem escalas intermédias, a qualquer aeroporto espanhol, durante os dez dias após a chegada, que serão sete no caso de o passageiro ser submetido a um teste diagnóstico de infeção aguda para despistar o vírus e este ser negativo.

Durante o período de quarentena, os viajantes devem permanecer na sua casa ou alojamento, bem como limitar o acesso a terceiros.

Terão também de limitar os seus movimentos aos essenciais: compra de alimentos, produtos farmacêuticos ou de necessidades básicas; atendimento em centros de saúde ou de força maior.

A medida foi adotada tendo em conta a preocupação existente sobre os efeitos das variantes da Covid-19, tanto em termos do seu impacto (aumento da transmissibilidade), como da sua extensão a países próximos do local onde foram inicialmente detetadas, muitos dos quais têm um grau limitado de vigilância, deteção e capacidade de notificação ao abrigo da regulamentação sanitária internacional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights