Reino Unido estima crescimento de 4% em 2021 e regresso a nível pré-Covid em meados de 2022

3 de Março 2021

A economia do Reino Unido deverá crescer 4% em 2021 e voltar ao nível pré-pandemia em meados de 2022, afirmou esta quarta-feira o ministro das Finanças, Rishi Sunak, ao apresentar o orçamento para o próximo ano fiscal.

A projeção é menos otimista do que as estimativas de novembro passado, que previam um crescimento de 5,5%, mas que não levaram em consideração o confinamento, entretanto, decretado em janeiro pelo Governo.

O ministro, que se baseia nas projeções feitas para o Governo pelo órgão público Office for Budget Responsability (Gabinete de Responsabilidade Orçamental), prevê um crescimento de 7,3% em 2022, mais do que os 6,6% previstos em novembro, e depois 1,7 % em 2023, 1,6 % em 2024 e 1,7% em 2025.

O OBR projeta, assim, uma recuperação “mais rápida” do que o esperado, em meados de 2022 em vez do final do ano.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico caiu 9,9% em 2020, o pior desempenho em 300 anos, lembrou Sunak na Câmara dos Comuns.

No orçamento para o ano fiscal 2021/2022, o Governo vai prolongar até setembro o regime de ‘lay-off’ para as empresas afetadas pelas restrições à atividade económica, que vão continuar pelo menos até 21 de junho e manter o reforço extraordinário do subsídio de subsistência [Universal Credit].

Prometeu também uma série de financiamento para ajudar empresas a reabrir portas, nomeadamente do setor da restauração, comércio não essencial e lazer, os mais afetados pelas restrições impostas para tentar travar a transmissão do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia Covid-19, cerca de 700.000 pessoas perderam os postos de trabalho, empurrando a taxa de desemprego para 5,1%, mas as novas projeções calculam que se fique pelos 6,5% no próximo ano, abaixo dos 11,9% previstos anteriormente.

O ministro das Finanças disse também que o endividamento público este ano deverá chegar às 355 mil milhões de libras (411 mil milhões de euros) devido à necessidade de pagar as medidas de apoio à economia.

“Este país – e o mundo inteiro – levará muito tempo para recuperar desta situação económica extraordinária. Mas vamos recuperar”, prometeu.

Para recompor as finanças públicas, Rishi Sunak anunciou um aumento do imposto sobre as empresas de 19% para 25% em 2023 e o congelamento dos escalões fiscais sobre os rendimentos das pessoas a partir 2021 até 2026.

O Reino Unido é o país europeu com maior número de mortes na Europa e o quinto a nível mundial, com mais de 123 mil óbitos registados até terça-feira, mas é também um dos mais avançados na vacinação da população, com mais de 20 milhões de pessoas imunizadas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights