Vacina da AstraZeneca vai ser administrada em pessoas idosas na Bélgica

4 de Março 2021

A vacina da AstraZeneca vai ser finalmente administrada à população com mais de 55 anos na Bélgica, permitindo às autoridades sanitárias “iniciar imediatamente” a vacinação de idosos, anunciou esta quarta-feira o ministro da Saúde.

Há cerca de um mês, a Bélgica decidiu reservar a vacina da AstraZeneca, cuja eficácia em pessoas mais velhas era desconhecida face a outras vacinas, nomeadamente, a da Pfizer, apenas a cidadãos entre os 18 e os 55 anos.

Contudo, investigações feitas, entretanto, no Reino Unido e em Israel demonstraram a eficácia da vacina.

Por isso, Bruxelas vai começar a administrar a vacina a cidadãos com mais de 65 anos, ou seja, cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Até hoje, a Bélgica, um país com mais de 11 milhões de habitantes, vacinou quase 6% da população com mais de 18 anos (cerca de 525 mil pessoas) com a primeira dose, e 3,47% com ambas as doses necessárias (320 mil).

Os idosos em lares e os funcionários destas instituições são considerados prioritários, depois dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais.

A Bélgica adquiriu cerca de 7,7 milhões de vacinas de doses da vacina da AstraZeneca.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights