Líderes de Israel, Hungria e República Checa realizam cimeira sobre vírus

9 de Março 2021

Os líderes de Israel, República Checa e Hungria realizam uma cimeira em Jerusalém na quinta-feira para fortalecer "a cooperação na luta contra o novo coronavírus", disse esta terça-feira fonte do governo húngaro.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán e os seus homólogos israelita, Benjamin Netanyahu, e tcheco, Andrej Babis, vão discutir as experiências dos seus países na luta contra a pandemia do SARS-CoV-2″, disse Bertalán Havasi, responsável de comunicação do chefe do Governo de Budapeste, citado pela agência húngara MTI.

No final do ano passado, Orbán havia assegurado que o seu país negociaria com países fora da União Europeia (UE), como China, Rússia e Israel, sobre a possível aquisição de vacinas contra o SARS-CoV-2.

O Governo húngaro já comprou vacinas da Rússia e da China, com as quais está a vacinar a população, mas não informou até agora sobre acordos com Israel.

Netanyahu, por sua vez, confirmou recentemente planos de enviar vacinas a outros países aliados, como Hungria, República Checa, Honduras e Guatemala.

Tanto Budapeste quanto Praga prometeram deslocar as suas embaixadas para Jerusalém, a exemplo dos Estados Unidos, que deram esse passo em 2018, sob a Presidência de Donald Trump.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2,59 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 116,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights