Líderes de Israel, Hungria e República Checa realizam cimeira sobre vírus

9 de Março 2021

Os líderes de Israel, República Checa e Hungria realizam uma cimeira em Jerusalém na quinta-feira para fortalecer "a cooperação na luta contra o novo coronavírus", disse esta terça-feira fonte do governo húngaro.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán e os seus homólogos israelita, Benjamin Netanyahu, e tcheco, Andrej Babis, vão discutir as experiências dos seus países na luta contra a pandemia do SARS-CoV-2″, disse Bertalán Havasi, responsável de comunicação do chefe do Governo de Budapeste, citado pela agência húngara MTI.

No final do ano passado, Orbán havia assegurado que o seu país negociaria com países fora da União Europeia (UE), como China, Rússia e Israel, sobre a possível aquisição de vacinas contra o SARS-CoV-2.

O Governo húngaro já comprou vacinas da Rússia e da China, com as quais está a vacinar a população, mas não informou até agora sobre acordos com Israel.

Netanyahu, por sua vez, confirmou recentemente planos de enviar vacinas a outros países aliados, como Hungria, República Checa, Honduras e Guatemala.

Tanto Budapeste quanto Praga prometeram deslocar as suas embaixadas para Jerusalém, a exemplo dos Estados Unidos, que deram esse passo em 2018, sob a Presidência de Donald Trump.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2,59 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 116,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights