Bristol-Myers Squibb promove debate sobre avanços no tratamento do cancro

15 de Março 2021

Nos dias 26 e 27 de março irá decorrer o evento “No caminho da Evolução” organizado pela Bristol-Myers Squibb, destinado a profissionais de saúde. O evento junta especialistas em Oncologia e Hematologia que irão abordar temas como: os mais recentes avanços em terapias de imuno-oncologia e hematologia, o contributo inovador da inteligência artificial na medicina de precisão e a sustentabilidade do Sistema de Saúde face à inovação terapêutica.

Fazem parte do Comité Diretivo desta conferência o Prof. Luis Costa do Hospital de Santa Maria, Oncologista e Diretor do Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o Prof. António Araújo do Centro Hospital do Porto, Oncologista e membro do “Comité Oncológico Nacional”, e o Prof. Paulo Lúcio da Fundação Champalimaud, Hematologista e Consultor Científico do Grupo Português de Mieloma Múltiplo e da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

De acordo com o Prof. Luís Costa o evento conta vários assuntos revelantes na área da oncologia e hematologia. No entanto, sublinha que o programa inclui “outras áreas de conhecimento que vão ter e já têm importância na nossa prática clínica em oncologia, como é o caso da Inteligência Artificial ou a participação nos modelos de sustentabilidade da inovação”.

Neste sentido, o tema que marca o arranque da conferência será a inteligência artificial na saúde e a forma como ajuda a medicina de precisão. No dia 26 de março está previsto o debate sobre  os desafios atuais e futuros bem como as atualizações de tratamentos e de estratégicas terapêuticas para determinados tipos tumorais que, pela sua complexidade, beneficiam de uma abordagem de tratamento mais precisa e personalizada. Estes temas serão tratados pelo Prof. Luís Costa e a Dr. Adam Yala. Da mesma forma, a BMS dará a conhecer as novidades que está a desenvolver neste campo.

Para dia 27 de março o Prof. António Araújo revela que irão ser abordados “não só os landmarks desta área no ano passado”, mas também o “impacto dos dados de vida real na nossa prática clínica”.

Neste dia de conferência, o programa prevê abordar os marcos da Oncologia e Hematologia, pelo Prof. Paulo Lúcio, e ainda os avanços em Oncologia e Hematologia em 2020, pelos Dr. Enrique Grande, Dr. Fernando Barata e a Prof.ª Catarina Geraldes .

Os aspetos relacionados com a evidência de vida real serão abordados pela Dr.ª Ana Raimundo, seguidos de exemplos da forma como a evidência de vida real está a mudar a prática clínica pelas experiências de Dr. Hélder Mansinho, Dr.ª Ana Figueiredo e Dr.ª Cristina João.

No último dia da conferência haverá ainda espaço para debater a Inovação e Sustentabilidade do sistema de saúde, que contará com a participação do Prof. António Araújo, Dr. Miguel Gouveia, Dr. Fernando Leal Costa, e Dr.ª Carla Campos.

“Este é um evento com um programa muito abrangente, que aborda temas tão diversos e interessantes como a Inteligência artificial em medicina ou a sustentabilidade do sistema de Saúde, passando pelo que de mais recente tem sido publicado na área dos tratamentos antineoplásicos em oncologia e hemato-oncologia. É por isso que convido todos a juntarem-se a nós”, diz o Prof. Paulo Lúcio.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This