Investigador acusa OMS de ter errado no combate à pandemia ao desaconselhar o Remdesivir

25 de Março 2021

Um dos investigadores que integra a equipa de investigação do Remdesvir no tratamento da Covid-19 nos EUA diz que a Organização Mundial da Saúde errou na orientação do combate ao vírus. Os dados que suportaram a não utilização do medicamento foram “de baixo rigor científico”.

A propósito da aprovação do Remdesvir para tratamento da Covid-19 no Brasil, o médico André Kalil, Investigador na Universidade do Nebraska, disse à CNN Brasil que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que o medicamento não seja utilizado contra a doença foi um equívoco.

“A OMS fez essa recomendação de não administrar a medicação em função de estudos de baixo rigor científico. Então, infelizmente, o que aconteceu é que a avaliação deles incluiu vários estudos que não tiveram o mesmo rigor científico do que fizemos aqui nos Estados Unidos”, afirma André Kalil

Do ponto de vista do investigador “sabendo o que sabemos sobre o Remdesivir, é antiético não o administrarmos em pacientes que estão com pneumonia por Covid-19 no hospital”.

Em novembro, a OMS atualizou suas orientações sobre o tratamento da Covid-19 e desaconselhou o uso do antiviral para o tratamento de doentes hospitalizados, independentemente da gravidade da doença. 

A 12 de março de 2021 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso do Remdesivir contra a Covid-19 no Brasil.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights