Vacinas começam quinta-feira a ser distribuídas por Timor-Leste, maioria em Díli

7 de Abril 2021

Mais de metade das primeiras 24 mil doses da vacina da AstraZeneca que chegaram esta semana a Díli vão ser usadas na capital timorense, com funcionários de saúde, militares e agentes policiais entre os principais abrangidos.

Os dados fazem parte do plano de distribuição das vacinas que na quinta-feira começam a ser distribuídas pelo país e a que a Lusa teve hoje acesso. Neste documento constam os grupos prioritários para a vacinação, que começou oficialmente hoje.

Assim, o plano prevê que 12.990 doses fiquem em Díli, com Baucau a ser a segunda a receber mais vacinas (1.695), seguindo-se a Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) com 1.333.

No caso dos dois municípios fronteiriços (além da RAEOA), o plano prevê 1.054 para Maliana e 898 para Covalima.

No que se refere a grupos-alvo, o plano prevê que cerca de 5.600 se destinem ao Ministério da Saúde, em todos os municípios do país, cerca de 4.500 para membros da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e 2.200 para militares das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

Estão previstas 1.700 vacinas para funcionários que estão a trabalhar nos locais e hotéis de quarentena, cerca de 500 para “funcionários do serviço de saúde em clínicas privadas e clínicas de ONG [organizações não-]” bem como para “funcionários da linha da frente nas Nações Unidas e Agências internacionais”.

Haverá ainda 3.137 para administradores municipais, para o presidente da Autoridade da RAEOA, administradores de postos, chefes de suco e chefes de aldeia.

A lista prevê ainda vacinas para os serviços de imigração e aeroporto, para os portos e alfândegas, para a Eletricidade de Timor-Leste (EDTL) e uma centena para membros do Governo, ex-titulares e para bispos – parte das quais, neste último caso, foram dadas hoje.

Há ainda mais de 480 para o Parlamento Nacional, 163 para a Presidência do Conselho de Ministros, 392 para a Casa Civil da Presidência da República e mais de 190 para o Tribunal de Recurso.

Finalmente o plano destina 124 vacinas marcadas como “media” e afetas ao Ministério dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social.

O primeiro-ministro, os presidentes do Parlamento Nacional e do Tribunal de Recurso foram os primeiros cidadãos a serem hoje vacinados em Timor-Leste com a primeira dose da vacina da AstraZeneca.

Na cerimónia de lançamento da campanha de vacinação, que decorreu no Centro de Saúde Formosa, no centro de Díli, foram ainda vacinados o arcebispo de Díli, Virgílio do Carmo da Silva, o ex-Presidente da República José Ramos-Horta, membros do Governo e deputados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights