Hospital em Coimbra recebe equipamento de inativação do novo coronavírus

23 de Abril 2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) recebe na segunda-feira um equipamento de esterilização de ar, que vai ser instalado na unidade Covid A do Hospital Geral (Covões), foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, o CHUC refere que o equipamento de inativação do novo coronavírus (Pure Tower) foi doado pela empresa STREAK – Engenharia em Automação para ser utilizado numa sala de mudança dos equipamentos de proteção individual.

A torre de esterilização vai contribuir “para que os profissionais de saúde sintam mais segurança, num momento tão delicado e desgastante, tanto física como mentalmente”, lê-se na nota.

O equipamento foi certificado pelo Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia, tendo passado “por vários testes e rigorosos processos de certificação elaborados por laboratórios independentes”.

“Os testes bacteriológicos realizados pelo Biocant, segundo a norma ISO 15714:2019, (primeiro equipamento desenvolvido e validado microbiologicamente em Portugal) obtiveram taxas de esterilização de 95.4% do ar numa passagem apenas”, refere o comunicado.

O ‘Pure Tower’ tem uma dose de radiação que garante a inativação do novo coronavírus responsável pela doença da Covid-19 “a uma taxa superior a 99.9%”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights