Supremo tribunal dos EUA recusa invalidar lei de Obama sobre cuidados de saúde

17 de Junho 2021

O Supremo Tribunal dos EUA recusou esta quinta-feira invalidar a lei dos Cuidados de Saúde aprovada no mandato de Barack Obama, permitindo a manutenção do seguro de saúde para milhões de norte-americanos.

A decisão, aprovada por sete nos nove juízes, representa uma derrota para o ex-Presidente Donald Trump, que tentou por todos os meios suprimir a emblemática lei do seu antecessor.

A deliberação, a terceira consagrada a esta lei, baseou-se num argumento de procedimento, ao considerarem que o Texas e os outros estados republicanos que apresentaram o recurso não tinham bases para o fazer.

O novo Presidente, Joe Biden, considerou “cruel” esta última tentativa dos republicanos de anular uma lei que se revelou particularmente útil durante a pandemia do Covid-19.

Na sua fórmula original, o Obamacare obrigava todos os norte-americanos a subscreverem um seguro sob pena de penalizações financeiras, e obrigava as companhias a aceitarem todos os clientes potenciais, independentemente do seu estado de saúde.

Esta reforma permitiu que 31 milhões de norte-americanos obtivessem pela primeira vez um seguro de saúde, mas os republicanos sempre consideraram a obrigação de um seguro como um abuso de poder do Governo.

A medida da administração de Obama inclui entre outras medidas a ampliação dos serviços preventivos sem custos e o alargamento do programa Medicaid dirigido às pessoas com menos recursos, incluindo para os trabalhadores com baixos salários ou sem direito a seguro de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights