Euro2020: Finlândia deteta oitenta casos em adeptos vindos da Rússia

24 de Junho 2021

As autoridades de saúde da Finlândia detetaram oitenta casos positivos ao novo coronavírus entre os adeptos que foram testados no regresso de São Petersburgo, onde a seleção finlandesa se despediu do Euro2020 de futebol, na segunda-feira.

O Instituto finlandês da Saúde e Bem-estar (THL) advertiu que estes dados são preliminares e que o número real de contágios pode aumentar, pedindo aos adeptos que assistiram ao jogo na Rússia que realizem testes PCR numa ‘janela’ de 72 horas.

“A pandemia da Covid-19 na Rússia agravou-se rapidamente em junho. A incidência acumulada em São Petersburgo é de 240, enquanto na Finlândia é de 19, com o risco de infeção em São Petersburgo a ser claramente superior”, indicou o THL.

Na terça-feira, mais de três mil adeptos finlandeses estiveram mais de três horas na fronteira com a Rússia, com temperaturas na ordem dos 30 graus celsius, para realizarem testes PCR, levando as autoridades a permitirem a entrada de 800 adeptos sem teste, face à falta de meios, temendo agora um aumento dos contágios ‘importados’.

A Finlândia ‘despediu-se’ do Euro2020, na segunda-feira, naquela que foi a sua primeira presença numa fase final, após perder com a Bélgica por 2-0, terminando o Grupo B em terceiro lugar, mas com pior desempenho do que os quatro melhores terceiros apurados.

No grupo apuraram-se Bélgica, que vai defrontar Portugal nos oitavos de final, no domingo, em Sevilha, e Dinamarca, enquanto a Rússia terminou em quarto.

O Euro2020, competição em que Portugal defende o título, foi adiado para este ano devido à pandemia de Covid-19 e decorre até 11 de julho, em 11 cidades de 11 países diferentes.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.884.538 vítimas mortais em todo o mundo, resultantes de mais de 179 milhões de casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

MAIS LIDAS

Share This