Espaços de diversão itinerantes no Porto encerrados a partir de hoje

2 de Julho 2021

Os espaços de diversão itinerantes na Rotunda da Boavista e no Jardim do Calém, no Porto, fecham a partir desta sexta-feira, na sequência da resolução do Conselho de Ministros que determina o seu encerramento em municípios de risco elevado.

“Em face da Resolução do Conselho de Ministros 86-A/2021 de 01 de julho, que determina o encerramento dos parques e equipamentos de diversão em municípios de risco elevado, no qual se encontro o Porto, os ‘Fun Parks’ que estavam a funcionar na Rotunda da Boavista e no Jardim do Calém serão encerrados a partir desta sexta-feira” anunciou a Câmara do Porto, numa nota publicada na sua página oficial.

O Porto passou, na quinta-feira, a integrar a lista dos 26 concelhos no nível de risco elevado de incidência de Covid-19, tendo o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, numa primeira reação às medidas anunciadas pelo Governo, se mostrado “muito preocupado” com a situação pandémica e com o “fortíssimo e negativo impacto” das medidas na vida dos portuenses e na economia.

A permanência das diversões na Rotunda da Boavista e no Jardim do Calém tinha sido prolongada até ao dia 18 de julho, “após pedido efetuado pelos representantes das três associações do setor”.

Em maio, a autarquia aprovou, por unanimidade, um apoio de cerca de 200 mil euros aos empresários dos divertimentos itinerantes, revertidos nas isenções das habituais taxas e licenciamentos, além da garantia municipal do policiamento, bem como da infraestruturação elétrica.

O protocolo foi assinado com três associações representantes do setor: Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC), Associação Portuguesa de Empresas de Diversão (APED) e Associação Movimento Empresarial, tendo daí resultado a abertura de três espaços diversão na cidade – Fontainhas (encerrado a 30 de junho), Rotunda da Boavista e Jardim do Calém, na freguesia de Lordelo do Ouro.

A abertura destes espaços, que estiveram a funcionar durante o mês de junho, marcou o reinício da atividade do setor das diversões itinerantes na cidade.

Em maio, quando foi aprovado o apoio monetário ao setor, Rui Moreira adiantava que os três recintos iam ser vedados, sendo as entradas e saídas controladas através de pórticos.

Na quinta-feira, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que nos concelhos de risco elevado ou muito elevado passará a existir uma limitação da circulação na via pública “a partir das 23:00 e até às 05:00”.

Além desta medida, as regras aplicáveis aos 26 concelhos de risco elevado são o teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam e possibilidade de funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias (no interior com o máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada com 10 pessoas por grupo) e espetáculos culturais até às 22:30.

Foi ainda determinado que a realização de casamentos e batizados com 50% da lotação, possibilidade de funcionamento do comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21:00; permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público; permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios; eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção-Geral da Saúde (DGS); e Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights