PSP deteve cinco pessoas e registou mais de 60 autos durante fim de semana

5 de Julho 2021

A PSP deteve cinco pessoas e registou quase 60 contraordenações, a maior parte na Área Metropolitana de Lisboa, durante o fim de semana, e no âmbito da fiscalização às medidas para combater a pandemia, indicou esta segunda-feira aquela polícia.

Em declarações à agência Lusa, a comissária Rita Henriques, da direção nacional da PSP, afirmou que a Polícia de Segurança Pública não registou qualquer auto nos 45 concelhos em risco muito elevado (19) e elevado (26) de incidência de Covid-19 e em que é proibido circular entre as 23:00 e as 05:00, medida em vigor desde a passada sexta-feira.

Rita Henriques deu conta que a PSP tem inicialmente uma posição mais de sensibilização e só em último caso é que é levantada uma autuação, tendo as pessoas que estavam na rua àquela hora acolhido as ordens dos polícias e regressado as suas casas.

Sobre a fiscalização na Área Metropolitana de Lisboa (AML), em que é proibida a circulação de e para a AML entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira, a PSP também não registou qualquer infração.

Rita Henriques avançou que a PSP registou, ao longo do fim se semana, 59 autos, 49 dos quais na AML, e sendo a maioria por incumprimento das regras de venda e consumo de álcool na via pública e por não uso de máscara na rua.

A Polícia deteve ainda cinco pessoas por resistência e coação, também na AML, e encerrou três estabelecimentos.

A Polícia de Segurança Pública realizou, ao longo do fim de semana, 500 operações para fiscalizar as medidas em vigor para controlar a pandemia de Covid-19, as quais envolveram 1.600 polícias.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.980.935 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.117 pessoas e foram registados 890.571 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This