Alemanha estende a toda a Espanha classificação de zona de “risco”

9 de Julho 2021

O Governo alemão estendeu esta sexta-feira a todo o território espanhol a denominação de zona de “risco” por Covid-19, o mais baixo dos seus três níveis de alerta, devido ao aumento dos contágios detetado nos últimos dias.

A inclusão na lista de regiões de “risco” – ao contrário das classificações de “risco por alta incidência” e “risco por variante perigosa” – não tem impacto direto nos turistas alemães que se encontram em Espanha ou que têm previsto viajar para este país nos próximos dias.

Um dos critérios básicos para a Alemanha considerar uma região em “risco” é que a incidência acumulada em sete dias exceda 50 casos por cada 100 mil habitantes.

As regiões espanholas da Andaluzia, Catalunha, Cantábria, Navarra, La Rioja, País Basco e Ceuta já eram consideradas áreas de “risco”.

Mas as Ilhas Baleares e Canárias, os dois principais destinos dos turistas alemães em Espanha, não eram considerados zonas de “risco”, até agora.

Nesta atualização, o Bahrein e Trinidad e Tobago, assim como as regiões do Mid-West e Midland da Irlanda, foram incluídas na lista de zonas de “risco”. Fiji e Chipre foram também acrescentados à lista de “risco por alta incidência”.

Apenas os cidadãos alemães e pessoas com residência permanente na Alemanha podem viajar para a Alemanha a partir destes dois últimos países, e todos, incluindo os que estão totalmente imunizados, devem respeitar uma quarentena de 14 dias.

O principal critério epidemiológico para declarar uma região de “risco de alta incidência” é que este parâmetro de sete dias exceda 200 casos por cada 100 mil habitantes.

Além disso, a Alemanha deixou de considerar a Arábia Saudita e a província sueca de Kronoberg como áreas de “risco” de Covid-19.

As listas são publicadas pelo Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, após consulta com os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Interior (Administração Interna) e Saúde. As atualizações são normalmente divulgadas todas as sextas-feiras.

A incidência acumulada (contágios) em Espanha continuou a subir na quinta-feira, principalmente devido ao aumento dos contágios entre os jovens, segundo os números divulgados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com os últimos dados divulgados, a incidência acumulada está em 179 casos diagnosticados por cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias.

As comunidades autónomas espanholas com os níveis mais elevados são as da Catalunha (390), Castela e Leão (331) e Navarra (326).

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.013.756 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights