Programa “Leiria Protege” distribuiu 776 mil euros por 311 empresas

29 de Julho 2021

O programa de apoio à economia “Leiria Protege”, para minorar os impactos da pandemia de Covid-19, distribuiu 776 mil euros por 311 empresas, revelou esta quinta-feira à agência Lusa a Câmara de Leiria.

“No total das 418 candidaturas rececionadas nas três fases em que decorreu o programa, foram apoiadas 311 empresas que cumpriam integralmente todos os critérios para atribuição dos valores de apoio, segundo o regulamento do Município de Leiria”, refere uma informação escrita enviada à Lusa.

Segundo a autarquia, presidida por Gonçalo Lopes (PS), “um total de 776 mil euros” foi distribuído pelas 311 empresas. Destas, 188 receberam dois mil euros, a 92 foram atribuídos três mil euros, enquanto a 31 empresas o valor entregue foi de quatro mil euros, “valores estes atribuídos de acordo com a faturação de base”.

A câmara adianta que o programa Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial “Leiria Protege”, que visou apoiar empresas com quebra de faturação em contexto de pandemia Covid-19, terminou.

“Os setores apoiados foram, maioritariamente, a restauração (125 empresas – 61 restaurantes e 64 empresas cuja atividade é a de café, bar, pastelaria ou similar), seguindo-se o retalho (101 empresas – 30 de retalho de vestuário e as restantes 71 relativas a retalho diverso)”, esclarece.

O município acrescenta que “foram também apoiadas 43 empresas com atividades de cabeleireiro ou salões de estética, 15 que atuam nos setores de alojamento e turismo, 10 empresas com atividades ligadas à arte e cultura, e, ainda, 17 empresas de setores diversos”.

“O programa termina, assim, com uma taxa de aprovação a rondar os 75% e um nível médio de apoio de 2.500 euros”, informa a autarquia.

O regulamento deste programa, inicialmente com uma verba de 375 mil euros a fundo perdido, foi aprovado em 10 de dezembro último em reunião do executivo camarário.

De acordo com o regulamento, estavam previstos apoios de dois mil, três mil ou quatro mil euros para microempresas que tivessem registado uma descida igual ou superior a 25% na faturação em 2020 face a 2019.

Podiam candidatar-se as microempresas com volume de negócios inferior a 500 mil euros.

Segundo o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil, divulgado às 00:02 de hoje, o concelho de Leiria regista desde o início da pandemia, em março do ano passado, 7.955 casos de Covid-19, mantendo-se 416 ativos.

No concelho, 7.371 pessoas recuperaram da doença, havendo ainda 168 óbitos, de acordo com o mesmo boletim.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This