Suspeitas de fuga de gás obriga encerramento de Centro de Saúde de Valbom em Gondomar

30 de Julho 2021

O Centro de Saúde de Valbom, em Gondomar, está encerrado provisoriamente após alguns dos seus profissionais terem revelado sintomas compatíveis com a inalação de gás metano, numa situação que especialistas já estão a analisar.

Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) disse hoje à agência Lusa que um primeiro alerta para o caso foi dado pelas 17:30 de quinta-feira, “quando alguns profissionais começaram a tossir e com comichão nos olhos”, pelo que de imediato foram acionados os bombeiros e os serviços de saúde pública e saúde ambiental.

“Fomos alertados para uma fuga de gás, fizemos a nossa avaliação, não foi detetado nada. Contudo, o caso está agora a ser avaliado por engenheiros da ARS-Norte”, contaram os bombeiros de Valbom.

A própria ARS-Norte explicou que, após essa avaliação, a atividade no centro de saúde foi retomada ainda na quinta-feira, sendo novamente interrompida já hoje quando alguns funcionários voltaram a evidenciar sintomas similares aos da véspera.

“A diretora executiva encerrou então a unidade e mandou profissionais e utentes para a Unidade de Saúde Familiar de Monte Castro, em Gondomar, distrito do Porto, até que a situação esteja clarificada”, contou a fonte.

O regresso às instalações de Valbom só acontecerá se e quando surgir ‘luz verde’ dos engenheiros do Gabinete de Instalações e Equipamentos da ARS-Norte.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This