ASAE e Autoridade Europeia lançam campanha pela segurança alimentar

3 de Agosto 2021

A ASAE e Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) lançaram uma campanha informativa para ajudar os cidadãos a tomarem decisões alimentares informadas e explicar o papel da ciência e dos cientistas na segurança alimentar.

Em comunicado, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a EFSA explicam que a iniciativa #EUChooseSafeFood pretende, por exemplo, ajudar a decifrar os rótulos e a compreender os aditivos, explicando as regras para uma alimentação com segurança e qualidade.

Entre as várias informações úteis disponíveis Aqui estão, por exemplo, conselhos sobre como manusear com segurança os alimentos em casa, evitando contaminações, e indicações sobre como se deve interpretar os rótulos, como é o caso das informação “consumir até” ou “consumir de preferência antes de”.

“Consumir até é sobre segurança alimentar. É uma instrução para utilizar um alimento até uma determinada data, após a qual já não pode consumir o alimento de forma segura, podendo afetar a saúde. Consumir de preferência antes de é relativo à qualidade alimentar. Enquanto cumprir as instruções de armazenamento, será seguro comer o alimento após a data de validade, mas poderá não ter o mesmo sabor ou textura”, explicam as autoridades no website da campanha.

Citada em comunicado, a subinspetora-geral da ASAE, Flipa Melo de Vasconcelos, considera a iniciativa “extremamente importante” e diz que vai “contribuir para fortalecer a confiança dos consumidores no sistema alimentar”.

“É essencial que os cidadãos Europeus conheçam e, acima de tudo, confiem nos alimentos que ingerem, onde quer que estejam dentro da geografia da União Europeia, conhecida como o espaço alimentar mais seguro do Mundo”, afirmou.

Com um público-alvo entre os 25 e os 45 anos, a campanha também vai explicar o papel da EFSA na contribuição das normativas europeias, que protegem os consumidores e toda a cadeia alimentar.

Um conjunto de materiais #EUChooseSafeFood também estará disponível no ‘site’ oficial da campanha, incluindo imagens, pequenos vídeos e publicações para diversas redes sociais em diferentes línguas.

No ‘site’ da campanha são divulgadas diversas informações sobre as alegações de saúde dos alimentos e os regulamentos europeus, os aditivos presentes nos alimentos, as regras de higiene alimentar para seguir em casa, as doenças transmitidas por alimentos e a importância de saber ler os rótulos.

De acordo com um estudo realizado em Portugal em 2017 pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, os rótulos dos alimentos são a fonte mais consultada por 76% dos inquiridos quando querem saber mais sobre os aspetos nutricionais dos alimentos que compram/comem.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This