Vacinação contra o Ébola arranca hoje na Costa do Marfim após caso recente

16 de Agosto 2021

A vacinação na Costa do Marfim contra o vírus Ébola, com um caso detetado na semana passada em Abidjan, o primeiro em quase 30 anos, deverá arrancar esta segunda-feira, anunciou o Ministério da Saúde.

A Costa do Marfim recebeu 5.000 doses de vacina contra o Ébola da Guiné e “irá vacinar” a partir de hoje à tarde o “pessoal de saúde, familiares próximos da vítima e os seus contactos”, disse o porta-voz do ministério, Germain Mahan Sehi, citado pela agência France-Presse.

Fontes sanitárias da Costa do Marfim tinham indicado que as primeiras vacinações de “grupos alvo” tinham começado no domingo.

Estas vacinas começam após “a formação (…) de várias dezenas de vacinadores, na presença de cinco peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) da Guiné”, um país vizinho que foi gravemente afetado, entre 2013 e 2016, e onde o vírus reapareceu em 2021.

No sábado, as autoridades sanitárias da Costa do Marfim foram informadas pelo Instituto Pasteur de “um caso positivo de doença do vírus Ébola, após exame de uma amostra colhida” na sexta-feira de “uma menina de 18 anos, de nacionalidade guineense”.

“É extremamente preocupante que esta epidemia tenha sido declarada em Abidjan, uma metrópole de mais de quatro milhões de habitantes”, afirmou Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para África, numa declaração.

“Não há provas que sugiram que o caso na Costa do Marfim esteja ligado ao recente surto na Guiné”, disse a OMS. “Uma investigação mais aprofundada e uma sequenciação genómica identificarão a estirpe do vírus e determinarão se existe uma ligação”, acrescentou.

O Ébola é uma doença viral frequentemente fatal que afeta os seres humanos e outros primatas. “As taxas de casos fatais variaram entre 25 e 90% em surtos anteriores”, de acordo com a OMS.

Contudo, um tratamento eficaz está agora disponível e se os pacientes forem geridos numa fase precoce da doença, com cuidados de apoio, as suas hipóteses de sobrevivência melhoram consideravelmente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights