Alemanha regista quase 177 mil casos, mais 745 nas últimas 24 horas

21 de Maio 2020

A Alemanha regista até hoje um total de 176.752 casos de covid-19, um aumento de 745 em relação ao dia anterior, e deverá assistir no fim de semana a novas manifestações contra as medidas de contenção.

Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), o país totaliza 8.147 vítimas mortais, uma subida de 57 nas últimas 24 horas. Há ainda 1.100 novos casos considerados curados, somando cerca de 158 mil.

Numa entrevista hoje ao jornal “Welt”, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, pediu aos cidadãos para não permitirem que as manifestações, previstas para os próximos dias, sejam dominados pelo extremismo.

“Quem grita pelo mundo sem máscara, não cumprindo uma distância mínima de segurança (…) confunde coragem com raiva cega e liberdade com puro egoísmo”, sublinhou, acrescentado que os protestos devem ser levados a sério.

As autoridades proibiram uma manifestação, convocada pelo partido de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha), contra as medidas que contenção da pandemia de covid-19 que ainda vigoram no país.

O protesto estava marcado para domingo (24 de maio), na cidade de Estugarda, mas o partido já avisou que vai recorrer da decisão.

Sobre o acordo conseguido na segunda-feira pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que pretende criar um fundo de recuperação europeu de 500 mil milhões de euros baseado em subvenções, Maas mostrou-se otimista na obtenção de um amplo consenso.

“Estou firmemente convencido de que precisamos de uma resposta comum à crise provocada pelo coronavírus”, assumiu. “Naturalmente enviámos a nossa proposta com o objetivo de permitir uma ampla aprovação”.

Mais de cinco milhões de casos de contágio pelo novo coronavírus foram oficialmente declarados em todo o mundo, sendo que 70% correspondem à Europa e aos Estados Unidos, de acordo com uma contagem da agência France Presse, até às 07:30 de hoje.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

30.º CNMI destaca a importância do rastreio nutricional hospitalar

Ricardo Marinho foi palestrante da sessão intitulada “Risco nutricional a nível hospitalar: como reconhecer e orientar”, e moderada por Aníbal Marinho. Nesta sessão, o especialista destacou a importância crucial do rastreio nutricional em ambiente hospitalar, especialmente no contexto da Medicina Interna, e delineou estratégias para identificar e orientar adequadamente os doentes em risco.

Medicina de precisão VS Medicina Baseada na Evidência

No 30.º CNMI, José Delgado Alves destacou-se como palestrante na sessão “Medicina de precisão VS Medicina baseada na evidência”, moderada por Carlos Carneiro. A sessão teve como objetivo explorar a integração de diversas abordagens médicas, ressaltando que a prática da Medicina não se pode basear numa única perspetiva.

Quais os desafios e soluções em Geriatria?

Mariana Alves teve a oportunidade de apresentar uma sessão dedicada aos princípios básicos das unidades de Ortogeriatria, dentro do tema mais amplo “Desafios e soluções em Geriatria: da urgência ao ambulatório”.

Atualizações em Doenças das Vias Aéreas

Na sessão dedicada à atualização em doenças das vias aéreas, Adelina Amorim proporcionou uma análise abrangente e detalhada sobre as bronquiectasias, destacando os últimos avanços na compreensão e tratamento desta condição pulmonar crónica.

Diabetes e Obesidade no 30.º CNMI

Na sessão dedicada à diabetes e obesidade, Elisa Tomé ofereceu uma visão abrangente e atualizada sobre o tratamento do diabético tipo 2 com obesidade, destacando a importância de abordagens integradas para lidar com ambas as condições.

Análise sobre acesso ao Serviço de Urgência em Portugal

No 30.º CNMI, Frederico Guanais, diretor adjunto da divisão de saúde da OCDE, trouxe a debate o acesso aos serviços de urgência em Portugal. Durante a sua apresentação, Frederico Guanais partilhou os principais resultados da publicação “Health at a Glance 2023” da OCDE, oferecendo uma visão comparativa do desempenho do sistema de saúde português.

Como gerir a doença crónica durante a gravidez?

Na sessão intitulada “Doença crónica grave e gravidez: como gerir” do 30.º CNMI, Inês Palma dos Reis abordou questões cruciais relacionadas com a saúde materna e fetal. Com um enfoque na prevenção e mitigação de riscos, a palestra procurou fornecer orientações essenciais para médicos de mulheres com doença crónica.

Quem são os 17 cabeças de lista às eleições europeias de 09 de junho?

No próximo dia 9 de junho, com exceção dos representantes do PTP e do MAS, todos os cabeças-de-lista às eleições europeias apresentam-se pela primeira vez.  Dos 17 cabeças-de-lista apresentados, apenas dois  têm formações e carreiras diretamente ligadas ao setor da saúde, é o caso de Marta Temido com formação e experiência diretamente ligada ao setor da saúde, foi Ministra da Saúde e é doutorada em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, além de ter um mestrado em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Manuel Carreira, psicoterapeuta e psicólogo forense e trabalha como psicólogo no Centro Hospitalar de Leiria. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights