
Comissão Europeia Autoriza fármaco para atrasar deficit cognitivo em doentes com Alzheimer
A Comissão Europeia autorizou a utilização de Leqembi, um medicamento para o tratamento do deficit cognitivo nas primeiras fases da doença de Alzheimer, o primeiro fármaco deste tipo a ser permitido na União Europeia (UE).
IGAS instaura processo de esclarecimento sobre comercialização de antidabético Mounjaro
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo de esclarecimento sobre a comercialização do medicamento Mounjaro, um antidiabético também utilizado para perda de peso.

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya
As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.
Novas terapias financiadas em Portugal para cancro avançado das vias biliares e hepatocelular
Portugal aprovou o financiamento de Durvalumab em associação com Gemcitabina+Cisplatina para tratar cancro das vias biliares irressecável ou metastático e Durvalumab com Tremelimumab para carcinoma hepatocelular avançado ou irressecável. Estudos demonstram benefícios significativos na sobrevivência.

Medicamento experimental pode reduzir o consumo de cocaína e álcool – estudo
Um medicamento experimental chamado mavoglurant pode reduzir o consumo de álcool e cocaína em pessoas com perturbação por uso desta droga, de acordo com os resultados de um novo ensaio clínico de fase 2, com 68 participantes.
DURVALUMAB, em associação com quimioterapia (ETOPOSIDO E CARBOPLATINA OU CISPLATINA) financiado para o tratamento em primeira linha de cancro do pulmão de pequenas células, doença extensa1
Durvalumab, em associação com etoposido e carboplatina ou cisplatina, obteve financiamento para o tratamento de 1ª linha de doentes adultos com cancro do pulmão de pequenas células, doença extensa, em março de 2025.1

OMS alerta que são precisos novos medicamentos para doenças fúngicas invasivas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para a necessidade de desenvolvimento de novos medicamentos antifúngicos, alegando que, desde 2014, apenas foram aprovados quatro fármacos para doenças fúngicas invasivas que matam anualmente 3,8 milhões de pessoas.
Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal
O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.
CAPVAXIVE®, nova vacina pneumocócica 21-valente da MSD, aprovada pela Comissão Europeia para vacinação pneumocócica em adultos
A MSD, conhecida como Merck (NYSE: MRK) nos Estados Unidos e no Canadá, anuncia que a Comissão Europeia (CE) aprovou a introdução no mercado de CAPVAXIVE®, uma nova vacina pneumocócica conjugada 21-valente, para a prevenção de doença invasiva e pneumonia causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae em pessoas com 18 ou mais anos.

Estudo revela duração ideal de terapia antiplaquetária após implantação de stent
Um estudo apresentado no congresso da American College of Cardiology revela que três meses de terapia antiplaquetária dupla (DAPT) após implantação de stent reduzem eventos adversos em pacientes de alto risco hemorrágico e são tão eficazes quanto 12 meses em baixo risco, minimizando sangramentos.
Semaglutida Oral Reduz Risco Cardiovascular em 14% em Quatro Anos
Um estudo apresentado no Congresso Anual do American College of Cardiology revelou que a semaglutida oral reduz em 14% o risco de morte cardiovascular, enfarte ou AVC em pacientes com diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. O ensaio SOUL envolveu 9.650 participantes e demonstrou eficácia semelhante à das versões injetáveis.
Comissão Europeia avalia aprovação de novo regime de tratamento para cancro do pulmão ressecável
A Bristol Myers Squibb recebeu parecer positivo do CHMP para um novo regime de tratamento perioperatório com Opdivo (nivolumabe) e quimioterapia em doentes com cancro do pulmão de células não pequenas ressecável. O tratamento demonstrou melhoria significativa na sobrevida livre de eventos

Identificado um “forte candidato” a uma nova classe de antibióticos chamado lariocidina
Uma equipa liderada por investigadores da Universidade McMaster, no Canadá, identificou um “forte candidato” a uma nova classe de antibióticos chamado lariocidina.
KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal
A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.
FDA avalia primeiro biológico de dose semestral para doenças respiratórias crónicas
A FDA dos EUA aceitou avaliar o depemokimab da GSK para asma grave e rinossinusite crónica com pólipos nasais. Se aprovado, será o primeiro biológico com dose semestral, baseado nos ensaios SWIFT e ANCHOR, que reduziram exacerbações e dimensão dos pólipos.
Chiesi anuncia inclusão de novo imunossupressor no SNS
A Chiesi, uma empresa fitofarmacêutica internacional dedicada à pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras, revelou a inclusão do tratamento imunossupressor Envarsus® na provisão farmacêutica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para doentes transplantados de rim e fígado. Este passo é considerado crucial para melhorar o acesso terapêutico a uma população que enfrenta complicações sérias após transplantes.
Novo tratamento para cancro do endométrio com Jemperli aprovado na UE
A Comissão Europeia aprovou a utilização de Jemperli (dostarlimab) em combinação com quimioterapia para o tratamento de cancro do endométrio primário avançado ou recidivante em todas as doentes adultas candidatas a terapêutica sistémica. Esta decisão, baseada no ensaio clínico RUBY, representa um avanço significativo, especialmente para doentes com tumores pMMR/MSS, que constituem cerca de 75% dos casos. O tratamento demonstrou uma melhoria na sobrevivência global, oferecendo uma nova esperança para as doentes.
CSL Behring Obtém Aprovação para ANDEMBRY na Europa
A Comissão Europeia aprovou ANDEMBRY (garadacimab), o primeiro tratamento mensal para prevenir crises de angioedema hereditário em pacientes a partir de 12 anos. Este medicamento inibe o fator XIIa, oferecendo controle a longo prazo da doença.

Terapia com Partículas Alfa: Novo Tratamento para Melanoma Metastático
Investigadores da Universidade de Chiba desenvolveram uma terapia com astatino-211 que suprime tumores de melanoma metastático com alta precisão, minimizando danos aos tecidos saudáveis. O estudo promete revolucionar o tratamento de cancros resistentes.

Associação alerta que diretiva comunitária coloca em risco medicamentos essenciais
A Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) alertou hoje que a diretiva comunitária sobre as águas residuais urbanas colocará em risco a disponibilidade de fármacos essenciais na Europa, como os genéricos.

Medicamentos genéricos geraram poupança recorde de 670,5 ME em 2024
Os medicamentos genéricos dispensados nas farmácias comunitárias permitiram às famílias e ao Estado poupar um recorde de 670,5 milhões de euros no ano passado, mais 15,4% do que em 2023, foi hoje anunciado.
BioCryst lança ORLADEYO® em Portugal para tratamento do angioedema hereditário
A BioCryst Pharmaceuticals acaba de anunciar o lançamento do ORLADEYO® em Portugal, após recomendação do Infarmed para prevenção de crises recorrentes de angioedema hereditário em doentes com 12 anos ou mais.
Seladelpar: Avanço no tratamento de doença hepática rara na UE
Comissão Europeia aprova Seladelpar Gilead para tratamento da colangite biliar primária na Europa. Nova terapia demonstra melhorias significativas na resposta bioquímica e redução do prurido em doentes com CBP.

Portugal perde 33% dos genéricos essenciais na última década
Estudo revela que Portugal perdeu 33% dos medicamentos genéricos essenciais nos últimos dez anos. Na UE, 46% destes medicamentos têm apenas um fornecedor, ameaçando o acesso a tratamentos acessíveis.

Inibidor epigenético: nova arma contra a malária
Estudo internacional liderado por cientistas alemães identifica inibidor específico que mata o parasita da malária, abrindo caminho para uma nova classe de medicamentos antimaláricos que podem atuar em todas as fases do ciclo de vida do patógeno

Medicamento para hipertensão promissor no tratamento da PHDA
Estudo internacional, envolvendo a Universidade de Surrey, sugere que a amlodipina, um medicamento comum para a pressão arterial, pode ser eficaz no tratamento dos sintomas da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), oferecendo uma alternativa mais segura.
ÚLTIMAS
Maria Manuel Mota: é preciso aproximar a ação política do discurso político
A investigadora Maria Manuel Mota defende, que para reforçar o investimento na ciência é preciso aproximar a ação política do discurso político, recordando que o talento vai para as paragens que dão melhores condições.
Diretor-executivo do SNS quer medidas em todas as unidades para travar fugas de doentes vulneráveis
O diretor executivo do SNS defendeu hoje que é preciso assegurar que todas as unidades do Serviço Nacional de saúde tomem as medidas necessárias para acabar com o problema dos doentes vulneráveis que fogem das urgências.
Angola com mais 10 mortos nas últimas 24 horas e total de 13.598 casos de cólera desde janeiro
Angola registou mais dez mortos por cólera e 343 novas infeções, com um total de 498 mortes desde janeiro passado, segundo o ponto da situação com data de 18 de abril divulgado hoje pelo Ministério da Saúde angolano.
Diretor-executivo do SNS diz que caso da grávida na ambulância foi resolvido, mas com falha da utente
O diretor executivo do SNS afirmou hoje que o caso da grávida que esteve quase três horas numa ambulância foi corretamente resolvido, mas atribuiu à utente a responsabilidade por um pormenor que “não terá corrido tão bem”.
Diretor executivo diz que falta de tarefeiros agrava fecho de urgências nos feriados
O diretor executivo do SNS explicou hoje que os fechos de urgências se agravam aos fins de semana com feriados por falta de prestadores de serviço, mas garantiu que há sempre resposta para quem recorre à urgência.
Trabalhadores do INEM recusam ser “bode expiatório” de um SNS “com falhas”
A Comissão de Trabalhadores do INEM rejeitou hoje que os seus profissionais sejam o “bode expiatório” de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) “com falhas”, sobretudo no encaminhamento de utentes de risco.
MAIS LIDAS
-
O que se exigia a trabalhadora(e)s! e não foi assim há tanto tempo …
Não decorreram assim tantos anos quanto se poderia pensar da época em que se impunham medidas laborais com grande impacto na vida da(o)s trabalhadora(e)s. Recentemente adquiri, [...] -
Saúde e Trabalho: a propósito de uma canção italiana de trabalho do séc. XIX
Provavelmente uma canção de trabalho italiana do final do século XIX, a Bella Ciao, terá sido desenvolvida no trabalho agrícola em arrozais. Entre nós, também [...] -
Associações improváveis: Presidentes da República e acidentes de trabalho!
A propósito da “telenovela” noticiosa do (des)convite do Presidente Jair Bolsonaro ao nosso Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que “canibalizou” os canais noticiosos deste “rectangulozinho [...]