Pedro Soares alerta para sustentabilidade dos cuidados nas Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia

23 de Abril 2024

O presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, esteve presente na abertura das III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia, onde alertou para a questão da sustentabilidade dos cuidados à população.

O presidente da SRRAAOE foi convidado a fazer parte da mesa inaugural destas jornadas, tendo feito a sua apresentação alusiva à temática “Os Enfermeiros – o nosso futuro. O poder económico do cuidado”, tema proposto pelo Conselho Internacional de Enfermagem para as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro de 2024.

Para Pedro Soares, “apesar do oceano que nos separa, é muito mais aquilo que nos une. Foi importante sentar à mesma mesa as instituições representativas da Enfermagem da Macaronésia, discutir realidades, projetos e a importância do trabalho em rede. Efetivamente, a Enfermagem nos Açores é claramente um bom exemplo de evolução nos últimos anos a diversos níveis, apesar das adversidades associadas a viver num arquipélago como o nosso.”

“Durante a minha intervenção, pude alertar para a questão da sustentabilidade, numa vertente não só do sistema regional de saúde, mas mais especificamente a sustentabilidade dos próprios cuidados à população. Deixei nota de que nos últimos anos retivemos uma média anual de 43 enfermeiros nos Açores, enquanto no mesmo período, em média, 47 enfermeiros se aposentaram, o que nos preocupa seriamente no que confere ao futuro próximo”, referiu o presidente da SRRAAOE.

As III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia decorrem de 22 a 24 de abril na Universidade dos Açores. Trata-se de um evento formativo organizado pela respetiva Escola Superior de Saúde, em conjunto com a Universidade de Las Palmas de Gran Canária, a Universidade de Santiago de Cabo Verde e a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny da Madeira.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights