Mais de cinco milhões de portugueses têm seguro privado ou um subsistema de saúde

6 de Abril 2022

Mais de cinco milhões de portugueses têm seguro privado ou um subsistema de saúde, avançou esta terça-feira o presidente da Associação de Hospitalização Privada, sublinhando que os hospitais privados são “a principal porta de entrada” para cada vez mais portugueses.

“Há um número muito significativo de portugueses que pode aceder de uma forma mais direta aos hospitais privados”, disse Óscar Gaspar em conferência de imprensa, exemplificando com o número de pessoas que têm seguro privado de saúde, que já ultrapassam os 3,3 milhões, e subsistemas de saúde como a ADSE.

Na conferência, em que fez um balanço da atividade dos hospitais privados em 2021, Óscar Gaspar adiantou que os 129 hospitais privados em Portugal foram responsáveis por 8.286.932 consultas, 995.148 episódios de urgência e 222 mil grandes e médias cirurgias.

Isto traduziu-se em mais 30% de consultas de especialidade em 2021, mais 18% de urgências e mais 25% de cirurgias, salientou, comentando que estes números comprovam que os utentes “se têm servido dos hospitais privados como a sua principal porta de entrada e como a primeira opção no tratamento das suas necessidades de saúde”.

Óscar Gaspar disse que estes números “são muito significativos”, no entanto, “não são normais”.

“Tem a ver com o facto de estarmos a sair da crise pandémica, e a sair de forma robusta, e também tem a ver com o facto de termos mais de 50% dos portugueses com uma segunda cobertura de saúde”, declarou.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), a “grande fatia” da atividade dos hospitais privados são as pessoas que têm um seguro de saúde.

“Cada vez temos uma atividade menos ligada ao Estado, seja o Ministério da Saúde, ou seja, os subsistemas públicos de saúde”, disse, exemplificando que a ADSE hoje representa menos de 15% da atividade total dos hospitais privados.

O responsável disse que os privados pretendem continuar a investir em novas unidades, mas queixou-se de “constrangimentos de âmbito legal, regulamentar, que de alguma forma têm impedido” mais investimentos, por exemplo, em termos de equipamentos médicos pesados, necessários para fazer exames.

Mas, frisou, o objetivo é continuar “a investir e a dotar o país de mais capacidade em termos de respostas de saúde”.

“Se nós nos posicionamos e queremos posicionar de facto como um pilar absolutamente essencial no sistema de saúde, temos que fazer os investimentos necessários”, sustentou.

Essa aposta tem sido feita em edificado, mas também em termos de equipamentos, de capacitação técnica e científica. “Por isso. também me apraz cada vez mais termos conseguido atrair e reter talentos na área médica, também na área da enfermagem e noutras áreas da saúde e este é um desafio grande para toda a saúde e também para os hospitais privados”, afirmou.

Contudo, disse que há uma “absoluta necessidade” de recursos humanos em Portugal, mas também noutros países.

“Em todas as reuniões internacionais em que tenho participado (…) é muito claro que no centro da Europa, na Alemanha, em França Itália e na Polónia, a grande preocupação neste momento são recursos humanos na saúde”, sublinhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights