Espanha tem queda diária de mortes para 367

24 de Abril 2020

Madrid, 24 abr 2020 (Lusa) – Espanha registou, nas últimas 24 horas, 367 mortes devido ao novo coronavírus, o número diário mais baixo desde 20 de março, havendo até agora um total de 22.524 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.

Madrid, 24 abr 2020 (Lusa) – Espanha registou, nas últimas 24 horas, 367 mortes devido ao novo coronavírus, o número diário mais baixo desde 20 de março, havendo até agora um total de 22.524 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 2.796 novos casos positivos, levando o total de infetados para 202.990.

Os números diários indicam ainda que nas últimas 24 horas há 3.105 pessoas curadas depois de terem contraído a doença, sendo o total de 92.355 desde o início da pandemia.

Pela primeira vez desde o início da epidemia em Espanha, hoje o número de novas pessoas curadas (3.105) é superior ao número de novos casos positivos (2.796).

O diretor dos serviços de Alerta e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde, Fernando Simón, na videoconferência de imprensa em que atualiza a situação em Espanha salientou que estes são os melhores números “desde há algumas semanas”.

A região com mais casos positivos confirmados por teste PCR é a de Madrid, com 58.191 infetados e 7.765 mortos, seguida pela da Catalunha (45.544 e 4.393), a de Castela e Leão (15.692 e 1.612), a de Castela-Mancha (15.365 e 2.255) e a do País Basco (11.881 e 1.193).

O ritmo do número de mortes diárias por coronavírus baixou de uma média de mais de 500 na semana passada para uma média de 400 esta semana, com o número de novos contaminados e de hospitalizados também a abrandar.

Espanha vai prolongar por mais duas semanas, a partir de domingo e até 09 de maio, o estado de emergência em vigor desde 15 de março.

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, já avisou que o levantamento das medidas adotadas para combater o coronavírus será “lento e gradual” e só deverá ser iniciado a partir da segunda quinzena de maio, esperando que até lá se evitem os passos em falso.

Madrid apenas permite a saída para ir trabalhar aos que o não possam fazer a partir de casa ou para adquirir ou consumir bens considerados essenciais (alimentação, banca, farmácia, correios).

Mesmo assim, a partir do próximo domingo, as crianças até 14 anos de idade poderão sair de casa durante uma hora por dia, acompanhadas por um adulto.

Os menores acompanhados poderão afastar-se até, no máximo, um quilómetro da sua habitação levando os seus próprios brinquedos, mas não poderão ir a um parque infantil ou brincar com outras crianças.

Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (482 óbitos), depois da Bélgica (576) e antes da Itália (423) e França (335), numa lista em que os Estados Unidos têm 152 e Portugal 80.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 190 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram entretanto a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights