Covid-19: Iniciativa Liberal quer ver garantido direito a melhoria de nota no secundário

15 de Maio 2020

O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, defendeu hoje que tem de ser garantido o direito dos alunos do ensino secundário a fazer melhoria de nota em exame final.

O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, defendeu hoje que tem de ser garantido o direito dos alunos do ensino secundário a fazer melhoria de nota em exame final.

“Não está ainda adquirido que os alunos que queiram fazer melhoria de nota em exame final o possam fazer, e as razões que têm sido dadas em nosso entender não são suficientemente boas”, declarou Cotrim Figueiredo aos jornalistas, no final de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

Para a Iniciativa Liberal, se há “uns poucos milhares de alunos que querem fazer melhoria de nota tendo-se preparado todo o ano letivo para o fazer, devem poder fazê-lo, porque é um direito que lhes assiste”.

De acordo com Cotrim Figueiredo, o Governo alegou que “isso poderia de alguma forma limitar o número de dias de férias” dos professores que teriam de corrigir esses exames, argumento que rejeitou.

“Não colhe. Se houver um conflito entre os direitos dos professores e os direitos dos alunos, nós estaremos sempre, sempre do lado dos alunos. E também sempre, sempre do lado do bom senso das medidas”, afirmou.

Questionado sobre a atualidade política nacional, Cotrim Figueiredo recomendou “distanciamento político entre órgãos de soberania” nestes tempos de “distanciamento social”, mas frisou que o seu partido recusa alimentar “este tipo de Triângulo das Bermudas entre Belém, São Bento e Terreiro do Paço que faz com que todas as outras notícias e assuntos sejam engolidos”.

“Connosco não contam, não vamos dar para esse peditório. Os assuntos essenciais que temos a tratar são as liberdades individuais que continuam limitadas. E nós temos de ter muita vigilância porque, desta vez, em estado de calamidade, nem sequer passa pela Assembleia da República o tipo de limitações que fazemos a essas liberdades”, disse, acrescentando que outra a prioridade da Iniciativa Liberal é a retoma económica.

Em vésperas de o Governo tomar decisões sobre a segunda fase de reabertura gradual das atividades e estabelecimentos encerrados devido à pandemia de covid-19, o deputado único da Iniciativa Liberal referiu que “a perspetiva de haver regras claras em relação à utilização das praias” foi o tema que abordou mais demoradamente na reunião de hoje com o primeiro-ministro.

“A utilização das praias recordo que não é só uma atividade lúdica, faz parte de uma espécie de cultura nacional que é muito importante para manter o ânimo das pessoas. A retoma económica depende também do ânimo que as pessoas tiverem para voltar à atividade, terem confiança nas orientações que são dadas e voltarem a ter responsabilidade que vença o medo que natural e prudentemente devem ter”, sustentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights