Enfermaria do Hospital Santa Maria desinfetada depois de deteção de casos

21 de Maio 2020

Uma enfermaria com 15 camas do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai ser alvo de uma desinfeção, depois da deteção de casos de infeção pelo novo coronavírus, informou hoje o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

De acordo com uma nota divulgada, a enfermaria em questão, onde estavam seis pessoas internadas, vai ser submetida a “uma desinfeção, depois da deteção de casos” da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Enquanto esta intervenção decorrer, os doentes que estavam na enfermaria em questão “serão transferidos de forma transitória para outras zonas do serviço e do Centro Hospitalar”.

O comunicado acrescenta que, assim que estiver concluída a desinfeção, o espaço “continuará a funcionar com toda a normalidade”.

O CHULN sublinha que depois, da deteção de pessoas contagiadas em uma enfermaria da Pneumologia do Santa Maria, os doentes e os profissionais que estavam neste serviço “foram todos rastreados”.

Dos cerca de 90 testes realizados, “mais de 70 foram negativos”, explicita a nota.

“Além de três doentes infetados, transferidos para enfermarias dedicadas à covid-19, 11 profissionais – cinco enfermeiros e seis assistentes operacionais – testaram positivo e apresentam quadros clínicos ligeiros”, prossegue o comunicado, acrescentando que “os restantes doentes foram já testados duas vezes e continuam todos negativos”.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse, na quarta-feira, que nove profissionais de saúde e três doentes do Santa Maria testaram positivo à presença da covid-19.

A nível global, de acordo com um balanço feito pela France-Presse, a pandemia já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.277 pessoas das 29.912 confirmadas como infetadas, e há 6.452 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights