Cadeia

1 de Junho 2020

Há Decisões políticas que me custam a engolir… Infelizmente muitas, nas mais variadas áreas e que me levam a pensar amiúde que somos governados por um bando de acéfalos irresponsáveis.

Antes de prosseguir e relatar do caso que hoje me traz ao cromo da semana, importa dissipar eventuais conflitos de interesse. No caso pela negativa. Não sou adepto do CHEGA nem do seu histriónico presidente. Estou, ainda que sem filiação, nos antípodas do popularucho André.

Dito isto, é com algum pudor – nascido da aberração que vos relato – que ouso perguntar: onde estavam o Presidente Marcelo, o Primeiro-Ministro António Costa e a Ministra da Justiça, Francisca Eugénia, com a cabeça quando engendraram o plano de contenção do COVID 19 nas prisões através da libertação precoce de presos?

Não se discutem aqui as razões jurídicas e sanitárias que fundamentaram a decisão, mas a decisão em si, despida de um qualquer enquadramento de salvaguarda social.

Imaginem o que aconteceria se tirassem os ditos responsáveis dos seus ofícios, sem “cheta” e os mandassem passear? O que iria acontecer? Um morria afogado em Cascais, o outro de fome e a terceira, detida por assaltar uma loja de guloseimas.

 A verdade é que não houve qualquer libertação de detidos. Mandaram-nos passear, por sua conta e risco, sem qualquer subvenção que lhes permitisse, pelo menos, apanhar o metro do Parque para fazerem o percurso que levaria, parte deles, ao terreiro do paço, outros à Amadora e outros ainda ao Poço do Bispo. 

Nada. Nem um tostão. 

Quem não tinha família para os acolher, ficou na rua.

A falta de humanidade com que todo o processo foi conduzido envergonharia o mais impenitente.

O resultado não poderia ter sido diverso do que se tem vindo a verificar. Uns (parece que até agora cinco), reincidiram e foram apanhados pela polícia, com guia de marcha de regresso à prisão. Outros, depois de dias a deambular, sem comida nem teto, apresentaram-se nos calabouços. Parece que há até infetados

Francamente, era mesmo necessária uma brutalidade destas?

MMM

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Inquérito: Médicos Internos querem reforço dos apoios institucionais à produção científica e formação contínua

A maioria dos médicos internos inquiridos encontra-se satisfeito com o internato médico, mais concretamente com a especialidade em si (pontuação de 4.11/5) e com o orientador de formação e/ou responsáveis de formação (pontuação de 4.12/5). A satisfação com o serviço de formação, embora ainda seja positiva, é mais reduzida (pontuação de 3.63/5)

Coimbra procura voluntários para fazer companhia e dar apoio a idosos

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra está à procura de voluntários para fazer companhia e dar apoio a idosos da Baixa da cidade, revelou hoje a coordenadora do projeto comunitário de solidariedade social “Sim à Vida”.

Prof. Tiago Torres: Dermatite atópica afeta até 15% das crianças e entre 7 a 10% dos adultos

A incidência da dermatite atópica tem vindo a aumentar nos países desenvolvidos. De acordo com o Prof. Doutor Tiago Torres, dermatologista no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto, e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, «a presença de certos genes predispõem ao desenvolvimento da doença. E há depois um conjunto de fatores ambientais que podem levar ao seu aparecimento».

Prémio CNS: Ideias que melhorem o estado de saúde dos doentes neurodegenerativos

O Campus Neurológico (CNS) abriu as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio CNS, destacando projetos com o potencial de transformar o mundo através de ideias e iniciativas. Pelo 6.º ano consecutivo este prémio visa estimular na população em geral a criação de iniciativas, projetos e trabalhos que visem melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras) ou contribuir para a promoção da saúde na população adulta.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights