Cascais proíbe venda de álcool em postos de gasolina a partir das 20h

2 de Junho 2020

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, determinou na segunda-feira a suspensão da venda de bebidas alcoólicas entre as 20:00 e as 08:00 nos postos de combustível do município, para evitar aglomerados de pessoas.

Num despacho publicado na segunda-feira na sua página na rede social Facebook, o autarca justifica a suspensão com o facto de terem sido identificados em Cascais, distrito de Lisboa, aglomerados de pessoas nos postos de combustível “em desrespeito pelas orientações em vigor de distanciamento social e proibição de ajuntamentos de mais de 10 pessoas”, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Carlos Carreiras lembra que na sequência das medidas de contenção e prevenção à Covid-19, e por razões de saúde pública, vários estabelecimentos foram encerrados entre os quais bares e discotecas, locais de convívio social e de venda de bebidas.

“Na ausência de funcionamento dos referidos estabelecimentos, tem-se vindo a verificar a procura e consumo de bebidas alcoólicas junto dos postos de abastecimento de combustível do concelho de Cascais”, é referido no texto.

De acordo com o texto, a venda de bebidas nos postos de abastecimento tem vindo a proporcionar ajuntamentos de pessoas no exterior destes estabelecimentos, algumas vezes superior ao permitido, bem como desacatos provocados pelo consumo de álcool.

Carlos Carreiras lembra que o comportamento das pessoas pode ter consequências graves para a saúde pública na situação de calamidade, onde se exige de todos o distanciamento social.

Por isso, o autarca determinou a suspensão da venda bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis entre as 20:00 e as 08:00, pelo período abrangido pela declaração do estado de calamidade.

Determinou também a afixação de um anúncio de não realização de venda de bebidas alcoólicas que seja visível do exterior do estabelecimento.

Segundo o presidente da Câmara de Cascais, os postos de abastecimentos e respetivas empresas exploradores devem ser informados pelo Departamento da Polícia Municipal, que vai reforçar a fiscalização.

“O desrespeito poderá desencadear o encerramento temporário do estabelecimento em causa e demais consequências legais com a cooperação das autoridades publicas competentes”, é ainda referido no despacho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 373 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Cerca de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.424 pessoas das 32.700 confirmadas como infetadas, e há 19.552 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Marcelo Rebelo de Sousa elogia funcionamento do SNS após cirurgia no Porto

O Presidente da República recebeu alta do Hospital de São João, no Porto, depois de ser operado a uma hérnia encarcerada. Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu o trabalho dos profissionais e a função “inestimável” do SNS, que considerou uma conquista da democracia a necessitar de apoio permanente.

Fuga de Médicos Dentistas Preocupa Ordem e Pressiona Governo a Agir

Um estudo da Ordem dos Médicos Dentistas revela que 7% dos profissionais já trabalham no estrangeiro. A instabilidade económica e a interferência dos seguros são apontadas como causas principais de uma fuga que a estrutura classifica de crise

Carlos Ochoa Leite: “A força da Medicina do Trabalho está na sua pluralidade”

O 19.º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho foi descrito como uma edição transformadora. Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Carlos Ochoa Leite, Presidente do 19.º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho e
Candidato pela Lista A ao Colégio da Especialidade de Medicina do Trabalho, reflete sobre o seu legado: o diálogo entre gerações, a necessidade de reforçar a autonomia e coesão da especialidade e o papel crucial na revisão legislativa em curso. Defende uma medicina próxima do terreno, que acrescente valor real além da mera obrigatoriedade legal

Medalha da Sociedade Britânica de Parasitologia para Sara Silva Pereira

Sara Silva Pereira, do Católica Biomedical Research Centre e docente na FM‑UCP, foi distinguida com a BSP President’s Medal, distinção britânica que reconhece jovens cientistas com investigação de alcance internacional na parasitologia. É a segunda laureada fora do Reino Unido

Marcelo terá alta dentro de uma hora

O Presidente da República terá alta dentro de cerca de uma hora, depois de ser operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada. A informação foi confirmada esta manhã pela presidente do Hospital de São João, no Porto, onde Marcelo Rebelo de Sousa está internado. O chefe de estado sentiu-se indisposto após uma paragem digestiva

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights