Portugal desenvolve campanha internacional sobre esclerodermia

3 de Junho 2020

Este ano, a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e o seu Núcleo de Esclerodermia são responsáveis por criar a campanha internacional da Esclerodermia, no dia 29 de junho, data em que se assinala a nível global a doença. A campanha, desenvolvida pela Miligrama Comunicação em Saúde, visa sensibilizar a população e as autoridades de saúde internacional para os riscos associados à esclerodermia durante a pandemia.

De acordo com a diretora-geral da Miligrama, Andreia Garcia, o principal desafio da campanha foi “ter de reformular a estratégia de comunicação, tendo em conta o contexto da pandemia da Covid-19 e o seu impacto mundial”. O número de países e idiomas envolvidos foram, também, algumas dificuldades identificadas.

O foco da campanha tem por objetivo chamar a atenção da “opinião pública e autoridades e instituições, nacionais e internacionais, para os problemas de quem é portador da doença”. A mensagem quer, por isso, alertar para a vulnerabilidade dos doentes com esclerodermia no caso de ficarem infetados. “O nosso foco, em termos de comunicação, passou a estar centrado na necessidade de proteger os doentes com esclerodermia, particularmente os que têm envolvimento pulmonar e os que estão sob medicação imunossupressora, uma vez que têm imunidade reduzida e são mais vulneráveis a ter sintomas mais graves se contraírem o vírus Covid-19”, comenta a diretora-geral da Miligrama.

A empresa foi responsável por desenvolver e coordenar a campanha internacional para a Federação das Associações Europeias de Esclerodermia (FESCA). Além dos países que integram a FESCA, Alemanha, Bélgica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Roménia, Suécia e Suíça a campanha vai também chegar também a países como a Austrália, Brasil e EUA.

Todos os anos, milhares de pessoas são diagnosticadas com esclerodermia. Os especialistas garantem que “a qualidade de vida é severamente afetada uma vez que torna difícil a execução de ações simples e fundamentais, como respirar, comer e até sorrir”. A doença afeta principalmente mulheres entre os 35 e os 50 anos. Os profissionais de saúde afirmam que a doença pode ser mortal, mas admitem que apesar de não haver uma cura, “o diagnostico precoce pode fazer toda a diferença”.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights