Famílias britânicas exigem investigação independente sobre a pandemia

12 de Junho 2020

Famílias que perderam parentes na pandemia de Covid-19 estão a exigir uma investigação pública independente sobre a maneira como o Governo britânico lidou com a crise.

Matt Fowler, do grupo Covid-19 Bereaved Families for Justice UK, disse à BBC que a morte do seu pai poderia ter sido evitada “se as coisas tivessem sido tratadas de maneira diferente”.

Fowler disse que o seu pai tinha “apenas 56 anos, pelo que, morreu muito, muito antes do tempo”.

O grupo, com cerca de 450 membros, escreveu ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e ao secretário de Saúde, Matt Hancock, exigindo uma investigação sobre o que ocorreu e está a ocorrer durante esta pandemia de covid-19.

O advogado do grupo, Elkan Abrahamson, declarou que uma investigação é necessária e tem de ser feita o mais rapidamente possível, porque a crise ainda está em andamento.

Abrahamson afirmou: “neste caso, se levar muito tempo, mais vidas serão perdidas”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 418 mil mortos e infetou mais de 7,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.504 pessoas das 35.910 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights