Museus de Cabo Verde reabrem três meses depois e com entrada gratuita

15 de Junho 2020

Os museus de Cabo Verde vão reabrir a partir de terça-feira, três meses depois do fecho por causa da pandemia do novo coronavírus, anunciou esta segunda-feira o Instituto do Património Cultural (IPC), permitindo a entrada gratuita durante um mês.

“Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus e como forma de minimizar possíveis situações de contágio, os museus de Cabo Verde encerraram a visitação desde o passado dia 18 de março. Passados quase três meses, esses museus preparam-se para a reabertura ao público, amanhã 16 de junho a partir das 9 horas [11:00 em Lisboa]”, informou o instituto cabo-verdiano.

Com a reabertura ao público, o IPC adiantou que já foram adotadas um conjunto de medidas que se alinham com as orientações do Governo para o pós-confinamento e absorvem as principais recomendações do Conselho Internacional dos Museus (ICOM).

“Estas medidas visam por um lado os colaboradores afetos às diferentes estruturas e os futuros visitantes como forma de garantir a segurança de ambos e a usufruição sem nenhuns constrangimentos dos acervos museológicos do país”, sustentou o IPC.

Uso obrigatório e permanente de máscaras durante o tempo de permanência no edifício, a desinfeção e/ou higienização das mãos à entrada do museu, respeitar o distanciamento de contacto com o atendedor, mínimo de 1,5 metros e a lotação máxima de 3 a 4 visitantes de cada vez são as principais medidas de proteção.

Nesta reabertura, o IPC estabeleceu ainda a entrada gratuita, por um período de um mês, em todos os museus da sua tutela, exceto o Museu da Resistência, no Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago, que se encontram encerrado para obras.

A 18 de maio, um dia antes de registar o primeiro caso positivo de Covid-19, o Governo cabo-verdiano decidiu encerrar, preventivamente, 13 espaços culturais públicos do país, incluindo os museus, suspendendo ainda toda a programação cultural prevista pelo Ministério da Cultura.

Cabo Verde já diagnosticou 750 casos de Covid-19, desde 19 de março, nas ilhas de Santiago (613), Sal (64), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (4) e São Nicolau (2).

Do total,  registaram-se seis óbitos, dois doentes foram transferidos para os seus países, 301 foram dados como recuperados e 441 ainda estão ativos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 433 mil mortos e infetou mais de 7,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights