Parceria entre a Philips e MD Anderson promove tratamentos oncológicos personalizados

24 de Junho 2020

A Royal Philips e o Centro de Oncologia da MD Anderson da Universidade do Texas acabam de anunciar o lançamento de uma uma parceria que visa fornecer ferramentas a patologistas e oncologistas que facilitem a tomada de decisão de tratamentos oncológicos adequados a cada um dos pacientes. Através do sistema Precision Oncology Decision Support (PODS) da MD Anderson, os especialistas vão poder aceder a informações clínicas que permitam a personalização da terapia com base no perfil genómico.

A MD Anderson desenvolveu o sistema PODS como uma ferramenta baseada em provas científicas para facilitar a tomada de decisões terapêuticas. O sistema fornece informações clínicas, incluindo terapias aprovadas e ensaios clínicos, com base em alterações genéticas do tumor. O centro de oncologia garante que a partir de agora os médicos vão passar a ter “uma visão unificada das terapias e dos ensaios clínicos no contexto específico do tumor do paciente, ajudando-os a tomar uma decisão fundamentada para o tratamento”.

A presidente da Investigational Cancer Therapeutics da MD Anderson, Funda Meric-Bernstam, garante que o sistema PODS vai contribuir para a melhoria dos tratamentos, uma vez que os médicos vão poder verificar “as variações genéticas do tumor de cada paciente”.

Funda Meric-Bernstam acrescenta ainda que no caso dos resultados da colaboração com a Philips serem significativos “médicos em todo o mundo” vão poder melhorar o atendimento aos pacientes oncológicos.

O crescente número de opções terapêuticas e os rápidos avanços nos testes genómicos são alguns dos principais desafios que patologistas e oncologistas enfrentam diariamente. Estas descobertas moleculares exigem um conhecimento mais especializado para poderem ser interpretados. “O número crescente de evidências para terapias imuno-oncológicas aprovadas recentemente exige soluções para simplificar a sua complexidade”.

A Philips e a MD Anderson defendem, por isso, que o novo sistema vai ajudar especialistas oncológicos “a cuidarem dos seus pacientes e disponibilizarem opções terapêuticas e ensaios clínicos relevantes com base em marcadores tumorais”. O Diretor Geral de Oncologia Informática da Philips, Louis Culot, garante que “impulsionadas pelas mais recentes inovações terapêuticas, uma compreensão mais profunda da biologia do cancro e um número crescente de ensaios clínicos, as práticas oncológicas podem oferecer mais opções do que nunca a muitos pacientes”

O sistema PODS vai disponibilizar informações recentes e atuais sobre as terapias que melhor se encaixam, com base no perfil genómico, no tratamento de doentes oncológicos. “As soluções de informática oncológica e genómica da Philips capacitam os cuidados oncológicos e as decisões baseadas em evidências. As soluções unificam e agilizam o atendimento oncológico ao longo do percurso do paciente, permitindo a colaboração da equipa clínica para impulsionar as melhores práticas, a qualidade clínica e o apoio à decisão, desde a deteção precoce, orientação do tratamento e cuidados de acompanhamento.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights