Mosquito descoberto na Finlândia poderá tornar-se vector da malária

6 de Julho 2020

A “Anopheles daciae”, que só foi descrita como uma espécie em 2004, pertence ao complexo “Anopheles maculipennis” - um grupo de espécies visualmente idênticas, das quais foram anteriormente encontradas três espécies na Finlândia

Durante as investigações realizadas para mapear a distribuição das espécies de mosquitos na Finlândia, os especialistas descobriram a “Anopheles daciae” em vários locais do sul do país. Como esta espécie está intimamente relacionada com os vetores conhecidos da malária, presume-se que também é capaz de transmitir a doença.

A “Anopheles daciae”, que só foi descrita como uma espécie em 2004, pertence ao complexo “Anopheles maculipennis” – um grupo de espécies visualmente idênticas, das quais foram anteriormente encontradas três espécies na Finlândia. As espécies deste complexo podem ser idênticas na aparência, mas as diferenças podem ser observadas quando se faz a sequenciação do ADN.

A “Anopheles messeae”, outra espécie incluída no complexo, é a espécie responsável pela transmissão da malária na Europa. Assume-se que esta espécie foi também responsável pela transmissão do paludismo até aos anos 50, altura em que começou a diminuir na Finlândia.

Segundo Lorna Culverwell, aluna de doutoramento da Universidade de Helsínquia, a informação sobre a distribuição de espécies de mosquitos que transmitem quaisquer agentes patogénicos, incluindo o paludismo, é importante, particularmente porque o clima está a aquecer.

“Como a malária não é atualmente endémica na Finlândia, não há razão para pânico perante esta descoberta. No entanto, a pandemia de coronavírus demonstrou que temos de estar preparados para todas as eventualidades de saúde pública”, afirma.

“Da perspetiva da prevenção e controlo dos agentes patogénicos transmitidos pelos mosquitos, tais como a malária, o vírus Sindbis (doença de Pogosta) ou o vírus Usutu, precisamos de ter conhecimentos básicos sobre as espécies de mosquitos que existem na Finlândia, a sua distribuição e quais os agentes patogénicos causadores de doenças que cada espécie pode potencialmente transmitir. Tal conhecimento fornece o quadro para futuras medidas de controlo da doença”, acrescenta a especialista.

Os mosquitos estudados nesta investigação foram recolhidos em todo o território finlandês entre 2013 e 2018, e a grande maioria por Lorna Culverwell.

“Anopheles daciae” ou “Anopheles messeae”, potenciais transmissores de malária, foram encontrados nas regiões de Uusimaa, Varsinais-Suomi, Kymenlaakso, Kanta-Häme, Pirkanmaa, Pohjois-Pohjanmaa, Päijät-Häme, Satakunta e Åland.

Mais informação em:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/mve.1243
Culverwell, C.L., Vapalahti, O.P. & Harbach, R.E. (2020) Anopheles daciae, a new country record for Finland. Medical and Veterinary Entomology, 34, 145–150. https://doi.org/10.1111/mve.12431

NR/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights