Mergulhos podem causar lesões permanentes na coluna vertebral

9 de Julho 2020

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha de sensibilização para o risco de lesões na coluna vertebral associadas à prática de mergulhos nas piscinas e praias. De acordo com a organização, este tipo de lesões pode levar a incapacidade ou à morte.

A iniciativa titulada “Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!” tem como objetivo alertar para acidentes de mergulho devido a comportamentos de risco e à postura incorreta durante a sua execução.

Para Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da SPPCV, “o principal objetivo com o lançamento desta campanha é de alertar a população para os comportamentos de risco que podem levar a acidentes de mergulho, uma das principais causas de lesão na coluna vertebral, sobretudo nos jovens com menos de 35 anos”.

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais, a SPPCV apresenta dez conselhos que as pessoas devem seguir para prevenir este tipo de lesão. As recomendações passam por não mergulhar em zonas desconhecidas, não vigiadas ou pouco iluminadas, mergulhar em águas com o dobro da altura do mergulhador, verificar se não há “obstáculos” no local do mergulho, assim como também é recomendado que o ato seja feito com os braços em extensão e mãos à frente para proteger a cabeça.

Para justificar a escolha da divulgação da campanha nas redes sociais, Miguel Casimiro refere que “é a opção mais óbvia, pois não só é uma forma dinâmica de levar o público-alvo desta campanha a pensar sobre o tema e, sobretudo, a reter as nossas recomendações que, quando seguidas, podem fazer toda a diferença na sua saúde, uma vez que uma vítima de um acidente de mergulho pode sofrer uma lesão modular grave, a qual pode levar a incapacidade ou à morte”.

As lesões na coluna derivadas de mergulhos ocorrem geralmente quando a cabeça bate no solo ou numa rocha. Além da baixa profundidade do local ou dos comportamentos de risco, estes acidentes podem estar relacionados com uma postura incorreta durante a execução do mergulho.

Em caso de presenciar um acidente e/ou suspeitar de uma lesão da coluna, a SPPCV alerta para a necessidade de contactar de imediato o 112 e de não mover a pessoa, pois qualquer movimento na vítima pode causar danos maiores e permanentes.

O vídeo da campanha está disponível Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights