Bombeiros da Guarda têm dispositivo de combate a incêndios fora do quartel para evitar contágios

10 de Julho 2020

Os bombeiros da Guarda instalaram o dispositivo de combate a incêndios rurais fora do quartel, nas instalações da Pousada da Juventude local, para evitar o contágio de Covid-19 entre os elementos do corpo ativo. O anuncio foi feito esta sexta-feira.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Paulo Sequeira, disse hoje à agência Lusa que o procedimento “faz parte do plano de contingência interno”, que foi posto em prática no início deste mês.

“Solicitámos apoio à Câmara Municipal da Guarda que, por sua vez, falou com a entidade gestora da Pousada da Juventude, [que já tinha disponibilizado o espaço para acolher profissionais de saúde e outros envolvidos no combate à pandemia] e instalámos ali o destacamento do dispositivo de combate a incêndios rurais, que funciona a partir daquele local, de noite e de dia, deslocando-se os seus elementos ao quartel apenas quando é necessário”, explicou o responsável.

Com esta medida, os Bombeiros Voluntários da Guarda passaram a ter os seus elementos divididos por dois locais – no quartel e na Pousada da Juventude – “aumentando o distanciamento físico e a segurança”, que são necessários “para quebrar eventuais cadeias de contágio por Covid-19”, segundo o comandante.

“O nosso medo é que surjam alguns casos de infeção [entre os elementos] e possam fazer parar o corpo de bombeiros. Felizmente, temos conseguido manter o corpo de bombeiros isento de problemas para o manter operacional, para cumprir a sua missão de emergência”, observou.

Segundo Paulo Sequeira, nas instalações da Pousada da Juventude está sediado o destacamento do dispositivo de combate a incêndios rurais (com um máximo de 15 a 17 pessoas em permanência) e no quartel estão os elementos do piquete de voluntários (durante a noite) e os profissionais dos serviços de emergência pré-hospitalar e de transporte de doentes.

A medida “é uma ajuda para as garantias de segurança do pessoal”, rematou o comandante.

O corpo ativo dos bombeiros voluntários da Guarda possui um total de 120 elementos, entre voluntários e profissionais.

A pandemia de Covid-19 já provocou quase 551 mil mortos e infetou mais de 12,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.644 pessoas das 45.277 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights