Resultados demonstram sucesso de Hospitalização Domiciliária da ULS do Nordeste

15 de Julho 2020

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tratou, no primeiro ano de funcionamento, mais de uma centena de doentes que optaram pela recuperação no domicílio em vez do convencional internamento hospitalar. A taxa de sucesso ao nível dos tratamentos é confirmada ao verificar que apenas 5% dos doentes tiveram de ser reinterandos, não havendo registo de mortes de pacientes em recuperação no domicílio.

Este modelo de prestação de cuidados de saúde funciona como alternativa ao internamento convencional hospitalar, garantido o acompanhamento médico a partir do seio familiar. De acordo com os especialistas, “o tratamento em casa com o acompanhamento de equipas de saúde multidisciplinares permite uma recuperação mais rápida do doente, contribuindo assim para a redução de infeções e de complicações associadas ao meio hospitalar.

A Unidade garante que a taxa de aceitação por parte dos doentes ao novo modelo de tratamento rondou os 95%, sendo que os casos de não aceitação estiveram relacionados com motivos pessoais ou porque não cumpriam os requisitos para a integração em Hospitalização Domiciliária.

“A taxa de sucesso ao nível dos tratamentos é confirmada pelos resultados obtidos por esta Unidade, que regista taxas de reinternamento de doentes acompanhados no domicílio e de readmissão no hospital às 72 horas ou de idas ao Serviço de Urgência de forma não programada a rondar os 5%. E também não há registo de mortes de doentes em recuperação no domicílio.”

Os serviços são garantidos todos os dias, 24 horas por dia, assegurando o acompanhamento de profissionais de saúde dia e noite. “Estes doentes são ainda avaliados e acompanhados, sempre que necessário, por diversas especialidades, de acordo com a sua situação clínica.”

Entre os motivos de internamento mais frequentes durante o primeiro ano de funcionamento desta Unidade, destacam-se as patologias do aparelho respiratório, urinário, cardiovascular e gastrointestinal.

“Esta valência contribui para o reforço dos cuidados de saúde de proximidade disponibilizados pela ULS do Nordeste à população do distrito de Bragança, numa ótica de satisfação das necessidades e expetativas dos doentes, cuidadores e dos seus familiares.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights