Novos tecidos são produzidos com propriedades antivirais

22 de Julho 2020

Empresas têxteis brasileiras começaram a produzir e comercializar tecidos tratados com nano partículas de prata e sílica desenvolvidas por grupos de investigação no Centro de Materiais Funcionais (CDMF) e no Laboratório Teórico Químico e Computacional na Universidade Jaume I, em colaboração com a empresa Nanox Tecnologia, que providencia novos tecidos com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais com 99.99% de eficácia.

A equipa de investigação publicou na plataforma internacional de pré-publicações bioRiXv o artigo Nanoparticles-based antimicrobial polycotton fabrics to prevent the transmission and spread of SARS-CoV-2; em que demonstra que a utilização de uma solução aquosa de nano partículas de prata misturadas com um aglutinante de base acrílica em tecidos de poli-algodão é eficaz como anti microbial e tem alta durabilidade no que toca aos ciclos de lavagem.

Os testes conduzidos mostraram que o tecido é eficaz em inibir o vírus do SARS-CoV-2 e os patogénes Staphylococcus Aureus, Escherichia Coli e Candida Albicans. Uma outra caraterística diferenciadora destes tecidos é a prevenção de infeções cruzadas causadas por patogenes, tais como bactérias e fungos oportunistas responsáveis pelo agravamento da Covid-19 e outros tipos de vírus.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights