Quase 30 mil portugueses recorreram à linha de contacto com as farmácias

24 de Julho 2020

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) anunciou esta sexta-feira que mais de 27.500 portugueses recorreram à Linha 1400, o serviço telefónico gratuito lançado há quatro meses pelas farmácias portuguesas, que garante o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico 24 horas por dia. Cerca de 44% dos contactos foram realizados em horário noturno.

A Linha 1400 foi lançada há quatro meses com o principal objetivo de garantir o acesso de medicamentos aos pacientes, mesmo durante a pandemia. A Linha identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder aos pedidos das pessoas, evitando deslocações desnecessárias. O número 1400 pode ainda ser usado para planear visitas à farmácia e ajudar a encontrar medicamentos urgentes de disponibilidade reduzida.

Quem necessitar de medicamentos basta ligar 1400, de qualquer rede móvel ou fixa, e fazer a sua reserva ou encomenda. As chamadas são gratuitas. O serviço, disponível em todo o país, “garante a cada português que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio garantidas em todo o país.”

De acordo com a ANF 44% dos portugueses usaram o serviço à noite, período onde a utilização da Linha 1400 é especialmente recomendada após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente.

A vice-presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ana Cristina Gaspar, diz que “a Linha 1400 reforça a acessibilidade dos portugueses às suas farmácias e aos medicamentos neste novo normal, prestando um serviço farmacêutico completo e Seguro”.

A escolha da farmácia cabe a cada cidadão. O atendimento telefónico informa quais as farmácias mais próximas com os medicamentos disponíveis. Antes de enviar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos. As farmácias garantem ainda a dispensa de medicamentos ao domicílio, em todo o país, com serviços próprios, em parceria com autarquias, IPSS e os CTT.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights