Iscte torna-se na primeira universidade portuguesa a receber o selo de desinfeção contra a Covid-19

1 de Setembro 2020

O Iscte (Instituto Universitário de Lisboa) é a primeira instituição de ensino superior portuguesa a receber o selo Disinfection Monitored – Cleaning Checked, que avalia as condições de higiene e segurança contra o novo coronavírus. Para a instituição, o sinal de luz verde reforça o seu compromisso em garantir um ambiente seguro aos aluno no arranque das aulas.

“Com o arranque do novo ano letivo, pretendemos mostrar à nossa comunidade académica que o Iscte está preparado e empenhado em oferecer as melhores condições para o normal exercício da sua atividade”, afirma Jorge Costa, vice-reitor do Iscte para os Sistemas de Informação e da Qualidade. “A obtenção deste selo permite validar que os procedimentos que implementamos como medidas preventivas ao vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) fornecem as condições necessárias para o regresso ao nosso normal funcionamento desta instituição”.

Entre as medidas adotadas para garantir a segurança e a prevenção de contágios, o Iscte refere que foram introduzidos caixotes de lixo sem tampa ou de pedal, com mecanismos que evitem o toque: abertura parcial a 45º com um calço no caso dos contentores de resíduos indiferenciados (localizados no exterior) e contentores de colocação de máscara (localizados no interior).

A instituição explica ainda que houve uma “priorização da ventilação natural”, com a abertura de janelas e portas; a limpeza constante de todos os espaços; o distanciamento social nas salas de aula e auditórios, através de lugares alternados, e a distribuição de dezenas de dispensadores de álcool-gel nos espaços comuns.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights