Viseu reforça gestão local da crise para combater contágio comunitário

10 de Setembro 2020

A Câmara de Viseu anunciou hoje que, atendendo "ao recente incremento do número de casos" de covid-19, vai reforçar a gestão local da crise para combater o contágio comunitário, em cooperação com as autoridades de saúde e policiais.

Em comunicado divulgado ao início da noite, a autarquia explica que o número de caso “ascende a 190, assumindo contornos de transmissão comunitária”, e, por isso, pretende “diminuir os riscos de exposição da sua população à doença” e acompanhar as medidas hoje anunciadas pelo Governo.

Neste âmbito, já a partir de sexta-feira, o município e a PSP vão fazer “um reforço das ações de fiscalização, acompanhamento e policiamento de zonas e atividades consideradas especialmente críticas, como sejam bares e respetivas esplanadas, no centro histórico e na sua envolvente”.

“Através de um plano concertado da PSP, Polícia Municipal e serviço municipal de fiscalização, procurar-se-á zelar pelo respeito e cumprimento dos limites horários estabelecidos e promover a disciplina de funcionamento à luz da legislação em vigor, no que respeita nomeadamente a consumo de bebidas alcoólicas e às áreas de esplanada”, explica.

Atendendo ao aumento de casos de contágio dos últimos dias, “explicado pelo incremento da mobilidade e interações sociais de famílias e jovens no contexto de férias e do verão”, o município decidiu também, “no respeito pelo princípio da prudência”, recalendarizar o evento Viseu Estrela à Mesa, que iria realizar-se de 11 a 13 e de 18 a 21 deste mês, na Praça da República.

A realização do Viseu Estrela à Mesa está prevista para abril/maio de 2021.

“Pese embora o plano de organização e segurança deste evento confira todas as garantias de proteção e distanciamento social, higienização e controlo de acessos e públicos, à semelhança do que sucede no cômputo geral do programa Cubo Mágico, considera o município dever emitir uma mensagem consistente de prevenção e alerta social, prescindindo de uma iniciativa popular não iniciada e apelando a uma consciência e civismo ativos da população”, justifica.

Dentro do mesmo “princípio preventivo de prudência”, e tendo em conta a “estreita morfologia da Rua Direita”, o município vai suprimir o bairro da restauração que aí estava instalado desde 21 de julho, no âmbito do Cubo Mágico.

“Mantém-se inalterada, como até aqui, sem qualquer supressão, a agenda cultural do Cubo Mágico até 21 de setembro e as operações económicas e comerciais em curso no Campo de Viriato, Parque Aquilino Ribeiro e Mercado 2 de Maio, assim como a iniciativa Vindimas nas Quintas”, acrescenta.

O município esclarece que o aumento de casos de covid-19 “não tem qualquer relação causal com as atividades culturais, de animação urbana ou de promoção económica” realizadas no âmbito do programa Cubo Mágico, que considera ser “seguro, prudente e responsável”, pelo que se manterá.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Consórcio português quer produzir terapias inovadoras com células CAR-T

Um consórcio português que junta clínicos, investigadores e académicos quer desenvolver capacidade nacional para produzir terapias inovadoras com células CAR-T, uma forma avançada de imunoterapia que tem demonstrado taxas de sucesso em certos cancros do sangue, foi hoje divulgado.

Consumo de droga em Lisboa aumentou e de forma desorganizada

Uma técnica de uma organização não-governamental (ONG), que presta assistência a toxicodependentes, considerou hoje que o consumo na cidade de Lisboa está a aumentar e de forma desorganizada, com situações de recaída de pessoas que já tinham alguma estabilidade.

Moçambique regista cerca de 25 mil casos de cancro anualmente

Moçambique regista anualmente cerca de 25 mil casos de diferentes tipos de cancro, dos quais 17 mil resultam em óbitos, estimaram hoje as autoridades de saúde, apontando a falta de profissionais qualificados como principal dificuldade.

Ana Povo e Francisco Nuno Rocha Gonçalves: secretários de estados da saúde

O XXV Governo Constitucional de Portugal, liderado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, anunciou a recondução de Ana Margarida Pinheiro Povo como Secretária de Estado da Saúde. Esta decisão reflete uma aposta na continuidade das políticas de saúde implementadas no mandato anterior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights