Centro de Estudos Sociais e ESEnfC promovem envolvimento dos homens no cuidado dos filhos

14 de Setembro 2020

Um grupo de especialistas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vão lançar um curso online de formação a nível da importância do envolvimento dos pais na prestação de cuidados aos filhos. A iniciativa arranca esta quarta-feira e destina-se a profissionais e estudantes da área da saúde.

De acordo com as duas instituições, o curso tem como objetivo estimular o debate sobre a igualdade de género e o envolvimento dos homens na prestação de cuidados aos filhos, aumentando, simultaneamente, a consciencialização sobre a importância de incluir os homens nas estratégias de combate à violência contra mulheres e crianças.

A formação titulada “Capacitação de profissionais e estudantes da área de saúde para promoção da paternidade envolvida e cuidadora” tem uma duração de 30 horas e começa já na quarta-feira (16 de setembro), sendo coordenado por Tatiana Gonçalves Moura (CES) e Maria Neto da Cruz Leitão (ESEnfC).

O curso que se dirige exclusivamente a profissionais e a estudantes de áreas da saúde, enquadra-se no projeto PARENT – Promotion, Awareness Raising and Engagement of Men in Nurture Transformations, que é liderado pelo CES e que conta a colaboração da ESEnfC e de mais três parceiros europeus, da Áustria, da Lituânia e de Itália, beneficiando de financiamento do Programa de Direitos, Igualdade e Cidadania da União Europeia.

Os organizadores do curso referem que “quando os homens assumem no seu quotidiano práticas de cuidar, a promoção da igualdade de género no espaço doméstico é fortalecida”.

De igual modo, “o envolvimento dos pais e dos cuidadores masculinos durante os períodos pré-natal e pós-natal é vital para a saúde e o bem-estar, tanto da mãe, como da criança e do próprio pai”, sustentam as entidades formadoras na fundamentação do curso, que apontam para “a necessidade de tornar visível a presença dos homens nos serviços de saúde” como “uma das estratégias para a efetivação de um trabalho voltado para a transformação social”.

Com início a 16 de setembro e sessões síncronas às quartas-feiras, em horário pós-laboral (outro curso começará três dias depois, para os candidatos que preferirem sessões aos sábados de manhã), esta formação tratará de temas relacionados com a paternidade e cuidado, a equidade entre homem e mulher, o autocuidado masculino e a mobilização comunitária.

Todas as vagas para os primeiros dois cursos foram já preenchidas, num total de 60 pessoas que vão frequentar estas ações formativas, estando prevista a realização de outros dois, cujas datas serão brevemente anunciadas.

Mais informação disponível Aqui ou através do endereço de e-mail ccd@esenfc.pt.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights