União Audiovisual promove concertos solidários em Évora em troca de bens alimentares

18 de Setembro 2020

A União Audiovisual, de apoio a trabalhadores da Cultura cujo trabalho foi afetado pela Covid-19, realiza concertos em Évora, hoje e sábado, com The Legendary Tigerman, Dead Combo, OMIRI e Duarte.

“Já aconteceu uma coisa idêntica em Lisboa, no final de julho, com um concerto do The Legendary Tigerman, no Village Undergound, mas agora esta iniciativa em Évora junta vários espetáculos e diversos artistas, divididos por dois dias de programação”, realçou Manuel Chambel, da União Audiovisual, à agência Lusa, em agosto, quando do anúncio da inciativa.

Segundo o responsável, os concertos de Évora são “o maior evento promovido pela União Audiovisual”, até ao momento.

A iniciativa, organizada também pela Câmara de Évora e pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d’Aguiar, vai ter lugar na Arena D’Évora e, além do bilhete diário ter “um preço acessível” de cinco euros, cada pessoa do público é obrigada a levar um saco com bens essenciais não perecíveis.

“Nenhum dos artistas vai cobrar ‘cachet’, todos aceitaram fazer o espetáculo só com pagamento de despesas, porque o objetivo do evento é fazer uma mega-recolha de bens alimentares”, que serão depois entregues a “colegas do meio audiovisual e da Cultura que estão a passar por dificuldades”, destacou Manuel Chambel.

E essa é, precisamente, a ideia central que levou à criação deste grupo informal de profissionais do ramo do audiovisual, que se reuniu no início da pandemia da Covid-19.

A União Audiovisual, num documento enviado à Lusa, explicou que tem como objetivo exclusivo o de “ajudar com bens alimentares os profissionais da área artística e audiovisual, que viram o seu trabalho cancelado ou adiado”, até tempo incerto.

“Aqui no Alentejo ajudamos apenas uma pessoa, mas em Lisboa, no Porto, no Algarve e por outros locais são muitas mais semanalmente. Para uma estrutura não organizada como a nossa, que surgiu apenas do companheirismo e da solidariedade, este apoio já começa a tomar uma proporção grande, o que nos levou a organizar-nos”, relatou Manuel Chambel.

Com os concertos em Évora, “queremos fazer aquilo que mais gostamos, que é espetáculos e montar eventos, desenvolver um trabalho que achamos que é porreiro e digno para o público e, ao mesmo tempo, queremos que as pessoas se divirtam e contribuam para uma causa nobre”, vincou.

No concerto inaugural, hoje, a partir das 21:30, o “pontapé de saída” é dado pelo fadista Duarte, natural da terra, com a participação do grupo Cantares de Évora, seguindo-se um espetáculo dos Dead Combo, com banda.

O cartaz do segundo e último dia arranca, também à noite, com OMIRI, acompanhado pelo grupo Cantares de Évora, com quem já trabalhou anteriormente. A iniciativa encerra com The Legendary Tigerman e a sua banda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights