Confiança empresarial na Alemanha melhora em setembro pelo 5.º mês consecutivo

24 de Setembro 2020

A confiança das empresas voltou a melhorar em setembro na Alemanha pelo quinto mês consecutivo porque "a economia alemã está a estabilizar apesar do aumento dos números dos contágios", foi hoje anunciado

O índice de confiança empresarial para o conjunto da Alemanha publicado pelo Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo) subiu em setembro para 93,4 pontos, contra 92,5 pontos em agosto.

As empresas melhoraram a avaliação da situação atual em comparação com o mês anterior e também esperam que o seu negócio recupere.

“A economia alemã está a estabilizar apesar do aumento do número de contágios”, disse o presidente da Ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança empresarial registou um “aumento notável” porque muito menos empresas avaliaram a situação empresarial como “difícil”.

“Ao mesmo tempo, mais empresas industriais esperam que a sua situação comercial melhore ainda mais num futuro próximo. As empresas eletrónicas estão particularmente otimistas”, de acordo com o Ifo.

No setor dos serviços, pelo contrário, o índice caiu depois de subir durante quatro meses consecutivos porque as expectativas são menos otimistas, embora as empresas considerem que a situação atual é um pouco melhor.

No comércio, a confiança empresarial melhorou significativamente. As empresas estão mais satisfeitas com a situação atual e esperam que esta melhore nos próximos meses.

No setor da construção, a confiança empresarial voltou a melhorar. O indicador da situação atual subiu ao seu valor mais alto desde março deste ano e, embora a perspetiva permaneça pessimista, foi ligeiramente menos do que em agosto.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights