Moçambique divulga hoje resultados de inquérito sero-epidemiológico em Tete

24 de Setembro 2020

O Instituto Nacional de Saúde de Moçambique vai esta quinta-feira divulgar os resultados do inquérito sero-epidemiológico na cidade de Tete, uma pesquisa que visava identificar as áreas de maior exposição à Covid-19.

Os resultados do inquérito, orçado em 42 mil euros e que abrangeu cinco mil pessoas, vão ser apresentados nas instalações da Universidade Zambeze, na cidade de Tete, Centro de Moçambique, num evento que contará com quadros do governo local e do Ministério da Saúde, segundo uma nota distribuída à comunicação social.

O inquérito na província de Tete visava colher dados epidemiológicos sobre a exposição à Covid-19 para identificar as áreas de maior transmissão e também de grupos de profissionais mais afetados.

A escolha da cidade de Tete foi baseada numa das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em conta que a província está “exposta a propagação” devido à mobilidade populacional nas fronteiras com Maláui, Zâmbia e Zimbabué.

O teste do inquérito epidemiológico indica se a pessoa esteve exposta ou não ao novo coronavírus, mas não refere se está com Covid-19 no momento da realização do diagnóstico.

A análise é feita com base numa colheita de sangue da ponta do dedo e fornece o resultado em 15 minutos.

A província de Tete regista um cumulativo de 67 casos ativos, do total de 7.262 infeções já registadas no país desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março.

O país tem também um total de 49 óbitos devido à Covid-19 e 4.350 (59%) pessoas são dadas como recuperadas pelas autoridades, segundo as últimas atualizações.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 971.677 mortos e mais de 31,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights