Optometrista portuguesa ganha prémio da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira

7 de Outubro 2020

Vera Carneiro, membro da Direção da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), é uma das vencedoras do prémio Eye Health Hero 2020 da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), na categoria de Change-Makers. A especialoista é a primeira portuguesa a vencer este prémio.

De acordo com o Presidente da IAPB, Bob McMullan, o prémio realça o papel destes profissionais dentro da sociedade. “Os nossos Eye Health Heroes trabalham com paixão, propósito e determinação para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. São os agentes da mudança, são inovadores e líderes emergentes de todas as áreas e experiências em saúde da visão”.

Vara Carneiro é responsável pelos assuntos regulamentares e legislativos da APLO, estando ativamente envolvida na promoção, definição e implementação de alterações para melhorar o acesso aos cuidados para a saúde da visão em Portugal. Foi coautora da atual proposta da APLO para regulamentar a profissão de optometrista em território nacional, oferecendo soluções para a prestação de cuidados primários para a saúde da visão. O seu trabalho na APLO pretende contribuir para mudanças estruturais no sistema de saúde, para a defesa dos direitos dos utentes a mais e melhores cuidados para a saúde da visão e para a universalização do acesso aos cuidados de saúde da visão.

A optometrista trabalha ainda na elaboração, adaptação e tradução de várias normas e regulamentos tais como o Rastreio da Visão em Adultos, Rastreio Optométrico Infantil, as Linhas Orientadoras para o Rastreio Escolar da Visão e contribuiu para a tradução de documentos internacionais como “Porquê Optometria?”, do Conselho Mundial de Optometria, e “as Linhas Orientadoras para o Rastreio Escolar da Visão”, da IAPB.

Para o Presidente da APLO, Raúl de Sousa, a especialista tem contribuído de forma significativa na melhoria do “acesso aos cuidados para a saúde da visão para todos os portugueses, promovendo a integração da optometria nos cuidados primários para a saúde da visão”.

O dirigente considera, por isso que “o que torna mais valiosa a sua indicação para este prémio, é a sua vontade e motivação para lutar e falar pela mudança. A sua formação em promoção do direito ao acesso aos cuidados para a saúde da visão, pelo World Council of Optometry e Brien Holden Vision Institute, e sendo atualmente estudante de doutoramento com foco em saúde visual pública, dá apoio e crédito à sua profunda vontade em garantir cuidados de saúde da visão para todos.”

“Em nome de todos os Optometristas, expressamos o nosso enorme orgulho na colega por este reconhecimento mundial do seu valor, dando ainda mais força à causa que defende: Mais e Melhores Cuidados para a Saúde da Visão, com a qualidade e segurança que os Portugueses merecem”, termina.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights