Câmaras do Alto Minho disponíveis para criar espaços alternativos de vacinação

15 de Dezembro 2020

O presidente da subcomissão da Proteção Civil Distrital de Viana do Castelo disse esta terça-feira que as autarquias da região estão disponíveis para criarem espaços alternativos para as autoridades de saúde utilizarem no processo de vacinação da Covid-19.

“A vontade da região é a de que possa haver postos de vacinação para além dos centros de saúde. Pelo menos mais um por comunidade. As autarquias estão inteiramente disponíveis para ajudar. Falta saber das condições e necessidades”, afirmou hoje à agência Lusa Miguel Alves.

O responsável, que falava no final de uma reunião da subcomissão da Proteção Civil Distrital de Viana do Castelo, destacou que “as condições de vacinação são especialíssimas, quer na distribuição, quer no armazenamento”, mas referiu que o objetivo dos municípios é “aliviar a pressão” que o processo de vacinação da covid-19 vai causar nos centros de saúde da região.

“Não temos a veleidade de pensar que podemos replicar os polos de vacinação como fizemos nas Juntas de Freguesia com a vacina para a gripe sazonal, mas devemos procurar uma solução alternativa ao uso exclusivo dos Centros de Saúde, libertando alguma pressão sobre esses equipamentos e dando outras condições de resguardo e segurança às pessoas que desejarem evitar os aglomerados”.

Miguel Alves, que é também presidente da Câmara de Caminha, adiantou que o processo de vacinação da Covid-19 “está a ser coordenado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) com a Administração Regional do Norte (ARS-N), estando marcada para sexta-feira uma reunião, entre as duas entidades, de preparação daquele processo”.

“Estamos à espera de saber quais são as condições exigidas para a vacinação. Os locais que cada município disponibilizará dependerão do que nos pedirem”, referiu.

A vacina contra a Covid-19, que deverá chegar a Portugal já em janeiro, será universal, gratuita e facultativa, e será disponibilizada à população de acordo com as características aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.

A pandemia de Ccovid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights