“Todos os indicadores continuam a subir, é preciso dizê-lo, de modo bastante alarmante, em todas as províncias e faixas etárias”, disse Yves Van Laethem, porta-voz do Centro de Crise belga da Covid-19.
Uma média de 4.145 novos casos diários da doença foi registada na Bélgica na semana de 2 a 8 de outubro, um aumento de 89% face à semana anterior, segundo dados divulgados hoje. Só na quarta-feira foram contabilizados 6.500 novos casos.
Van Laethem indicou que “se o aumento continuar ao mesmo ritmo, poderão existir 10 mil novos casos diários no final desta semana”.
Mais de 162.200 pessoas foram infetadas, 10.191 das quais morreram, desde o início da pandemia na Bélgica, com uma população de cerca de 11,5 milhões.
Na semana passada, o governo reforçou as restrições para limitar os contágios. Contactos próximos estão limitados a três pessoas fora de casa e os bares e cafés de Bruxelas, que tem registado mais de 800 novos casos diariamente, foram obrigados a encerrar durante pelo menos um mês.
A pandemia de Covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro na China, já provocou mais de um milhão e setenta e sete mil mortos e mais de 37,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da agência France-Press.
LUSA/HN
0 Comments