Câmaras pagam 2,50 euros por vacina administrada às farmácias

12 de Outubro 2020

As câmaras municipais vão assumir os custos de administração de cerca de 150 mil vacinas da gripe em farmácias comunitárias.

Segundo o JN, esta é a primeira vez que as autarquias estão diretamente envolvidas no financiamento da vacina da gripe, embora não haja garantia de que todos os municípios garantam o financiamento. A medida tem como objetivo ajudar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a suportar os custos durante o combate à pandemia.

Segundo terá dito a Associação Nacional de Farmácias (ANF) ao jornal, as autarquias vão 2,50 euros cada vacina administrada e a iniciativa conta já com a adesão das Câmaras Municipais de Guimarães, Loures, Oeiras e Porto, sendo que outras 13 autarquias estão já prestes a formalizar o processo.

Com a segunda fase da vacinação da gripe para os grupos de risco a começar já no dia 19, nem todos os concelhos deverão assinar os protocolos a tempo.

Dependendo da autarquia, a vacina poderá ser administrada diretamente nas farmácias, ou nos centros de saúde, “de acordo com a disponibilidade do serviço contratualizado”, diz o diretor da ANF ao JN.

Ainda segundo a ANF, o preço de 2,50 euros por vacina pago pelas autarquias não chega para cobrir os custos de administração, mas o diretor da associação reconhece que este trata-se de um “contributo responsável da rede de farmácias para vencer a Covid-19”.

HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Genética e Geografia Influenciam Risco de Cancro Colorretal em Jovens

Um estudo internacional com participação portuguesa, publicado na “Nature”, revela que fatores geográficos, idade e exposição precoce a bactérias intestinais aumentam o risco de cancro colorretal em jovens, abrindo portas a novas estratégias de prevenção.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights