Cidade chinesa vai administrar vacina em casos especiais por 51 euros

16 de Outubro 2020

As autoridades de saúde da cidade de Jiaxing, leste da China, anunciaram hoje que começaram a administrar uma vacina conta a Covid-19 entre grupos de alto risco, e que será gradualmente distribuída pelos residentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) da cidade, a “vacina da empresa Sinovac será distribuída no futuro a pessoas entre os 18 e 59 anos”, a um preço total de 400 yuan (cerca de 51 euros), por duas injeções, que serão administradas com um intervalo de entre 14 e 28 dias.

A vacina ainda não possui licença para comercialização e só pode ser utilizada em casos excecionais: até ao momento, tem sido administrada a pessoas que realizam trabalhos considerados “de risco”, como funcionários da saúde ou funcionários de programas de prevenção da doença, como inspetores portuários e funcionários públicos.

Ainda não existe um guia nacional sobre outros usos de “emergência”, embora na mesma província, de Zhejiang, a cidade de Yiwu tenha preparadas mais de 500 doses, que podem ser usadas em residentes que tenham de realizar viagens ao exterior, segundo a imprensa chinesa.

Em Jiaxing, segundo um funcionário local do CDC, citado pelo jornal estatal Global Times, já existem “centenas de vacinas”, embora ainda esteja a ser esclarecido como e quando é que serão distribuídas.

Por enquanto, os cidadãos que “têm necessidade emergencial” podem marcar consulta nas clínicas comunitárias da cidade.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Zhejiang acrescentou hoje que vai “promover a vacinação de emergência contra o novo coronavírus de forma ordenada”.

A China autorizou o uso de vacinas candidatas em pessoal médico e funcionários para “casos de emergência”, em 22 de julho passado e, no final de setembro, o diretor do Centro para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da Comissão Nacional de Saúde, Zheng Zhongwei, observou que estas têm sido usadas em “grupos de risco”, apresentando resultados “muito sólidos”.

Zheng não divulgou uma data para as vacinas chinesas serem aplicadas em massa, mas indicou que o país asiático planeia fabricar 610 milhões de doses da vacina contra o coronavírus, antes do final deste ano, e 1.000 milhões, em 2021, e que estas vão ser “acessíveis ao público”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This